Qual o real interesse da Rússia na Ucrânia? Verifique isto – O que a Rússia quer a Ucrânia
A Rússia voltou grande parte do seu foco na guerra para o leste da Ucrânia, com o objetivo de 'libertar' a região. A Rússia retirou tropas da região de Kiev e mudou grande parte do foco da guerra para o leste da Ucrânia, após uma série de derrotas perto da capital.Entre as principais razões apontadas, estão: a expansão da Otan pelo Leste Europeu, a possibilidade de adesão da Ucrânia à aliança militar, a contestação ao direito da Ucrânia à soberania independente da Rússia e o desejo de Vladimir Putin de restabelecer a zona de influência da União Soviética.
Algumas coisas que aqueceram a tensão entre os dois países foi o reconhecimento, por parte da Rússia, da independência de regiões separatistas na Ucrânia em Donetsk e Luhansk.
Rússia mudou o discurso
À época, Putin disse que seu objetivo era desmilitarizar e "desnazificar" a Ucrânia –uma declaração considerada pelo governo da Ucrânia e pelo Ocidente como um pretexto para uma guerra imperialista de expansão.
Porque a Ucrânia não ataca a Rússia
— Os sistemas de armas que estamos fornecendo, os ucranianos nos deram garantias de que não usarão esses sistemas contra alvos no território russo. O diplomático realizou a afirmação junto ao secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.Geograficamente, a Ucrânia é praticamente o território que separa a Rússia da União Europeia, portanto os russos passaram a ver essa proximidade como uma ameaça aos seus interesses políticos, comerciais e zonas de influência no Leste Europeu.Pelo lado ucraniano, o interesse é, além da sobrevivência do governo e do próprio regime político do país, a sua integridade territorial e a adesão às Organizações Ocidentais. Nas tratativas realizadas até o momento não foi alcançado um acordo entre os interesses das duas partes.
O país é considerado um parceiro da Otan, o que sinaliza que pode ingressar na aliança num momento futuro, mas não garante um apoio coletivo. "A principal razão pela qual a Ucrânia sofre com a falta de apoio militar se deve ao fato de o país não integrar a Otan.
Qual o principal temor da Rússia
Resposta verificada por especialistas. O principal temor da Rússia era ver a Ucrânia se aproximar das nações ocidentais (com a possível entrada deste país na OTAN). Com base nesse fato real, a gente pode observar que a Rússia acabou violando a soberania da Ucrânia.Na questão econômica, segundo os especialistas, os ucranianos teriam pouco a oferecer à UE. "Com a integração da economia, a Ucrânia poderia oferecer produtos agrícolas, produtos do setor industrial e mineração, além da sua indústria de armamento e aeroespacial", diz Menezes."A aliança da Otan é mais forte e a Rússia é mais fraca devido ao que (o presidente russo Vladimir) Putin fez", disse Harris, enquanto seu anfitrião, o presidente Andrzej Duda, denunciou a invasão das forças russas, que descreveu como "barbárie com características de genocídio ".
O desejo de Kiev de se unir ao grupo foi a justificativa da Rússia para invadir o país vizinho, em 24 de fevereiro. Agora, Finlândia e Suécia, dois países historicamente neutros, também podem ser incorporadas à aliança.
Putin alegou como motivo para a investida militar no país, “acabar com o genocídio contra russos” em duas áreas – as que ele, no início da semana, reconheceu como independentes da Ucrânia (Donetsk e Luhanski), além de "desmilitarizar e desnazificar" o país.
A prioridade do presidente russo é evitar que a Ucrânia, ou qualquer outro país ex-soviético, entre na Otan e, de forma secundária, na União Europeia.
Qual a justificativa da Rússia ao tentar impedir a adesão da Ucrânia à outra
MOSCOU (Reuters) – A operação militar russa contra a Ucrânia tem como objetivo, entre outras coisas, garantir que Kiev não entre para a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à televisão estatal russa nesta quinta- …A Otan vem apoiando a Ucrânia desde 2014, com treinamento militar e fornecimento de armamentos, mas, como o país não faz parte do bloco, a decisão é de que a aliança militar não participe ativamente na guerra.A Rússia é a 11ª economia do mundo, e o Brasil a 12ª; bem atrás da primeira: os Estados Unidos, e da segunda, a China.