Tem Vagalume no Brasil? Verifique isto – Onde tem vagalumes no Brasil
São muitas espécies de vaga-lumes. Acredita-se que no Brasil haja por volta de 500 delas. Cada espécie brilha de acordo com um determinado padrão: piscadas longas, piscadas rápidas e sucessivas… E é por meio desse padrão que machos e fêmeas, no escurinho do bosque, se comunicam e, se rolar um match, se acasalam.O primeiro é a perda de habitat. O Pteroptyx tener é uma espécie encontrada na Malásia e que depende dos manguezais do país para sua sobrevivência. Está em grande risco pois nas últimas décadas essas terras estão sendo desapropriadas pelas plantações de óleo de palma. O segundo motivo seria a poluição luminosa.
Habitam matas, campos e cerrados, preferindo os lugares úmidos e alagadiços, como os brejeiros. Adultos e larvas alimentam-se com frequência de caramujos. Em algumas espécies, as fêmeas também têm aspecto de larvas, que emitem a sua luz por órgãos luminescente situados no abdómen.
Aliás, das 2 mil espécies de vaga-lumes existentes no mundo, o Brasil tem a maior diversidade (algo em torno a 500 espécies). Mas a expectativa dos pesquisadores é que ainda existam perto de 1.500 espécies brasileiras a serem descobertas.
Que atrai vagalumes
Ambientes de grama alta são ótimos para atrair vaga-lumes, pois são noturnos e geralmente ficam no solo durante o dia. À noite, os insetos irão para o topo da grama mais alta e sinalizarão para os companheiros acendendo-se.As cores emitidas pelos vagalumes podem variar do vermelho ao verde. A coloração está associada à família a que o inseto pertence e também à reação causada pela bioluminescência. Os besouros elaterídeos vivem cerca de dois anos.“A maioria das espécies de vaga-lumes cresce como larvas em madeiras e detritos às margens de lagos e riachos. Normalmente eles permanecem próximos à área onde nasceram, como pântanos, florestas e campos”, explica um artigo publicado em um site dedicado a esses animais brilhantes.
verão
Os vaga-lumes adultos vivem somente no verão. – Os vaga-lumes alimentam-se, principalmente, de lesmas e caramujos. – Os vaga-lumes podem viver de 1 a 3 anos.
Qual o tempo de vida de um vagalume
dois anos
As cores emitidas pelos vagalumes podem variar do vermelho ao verde. A coloração está associada à família a que o inseto pertence e também à reação causada pela bioluminescência. Os besouros elaterídeos vivem cerca de dois anos.Não. Explicação: A luz emitida pelos vagalumes é o resultado de uma reação química que ocorre entre duas substâncias presentes no corpo do inseto: a luciferina e o oxigênio. Nenhuma das duas substâncias são perigosas ao ponto de matar.Quem pegar na mão um vaga-lume 'aceso' não vai se queimar, porque nessa reação química não há produção de calor. Por isso, a luz dos pirilampos é chamada de luz fria.
Crie um habitat favorável ao vaga-lume
“Manter um habitat natural em um quintal com arbustos e vegetação densa, para que o solo retenha a umidade”, explica Matta como primeiro passo para atrair vaga-lumes. Considere jasmin-estrela e palmeira-ráfis como opções de plantas de quintal.
Este fenômeno é conhecido como bioluminescência. Uma curiosidade é que esses flashes de luzes emitidos são usados para atrair presas, espantar predadores e também para chamar parceiros para a reprodução.
Ambientes de grama alta são ótimos para atrair vaga-lumes, pois são noturnos e geralmente ficam no solo durante o dia. À noite, os insetos irão para o topo da grama mais alta e sinalizarão para os companheiros acendendo-se.
Por que o Vagalume fica piscando a noite
Você sabe por que os vaga-lumes piscam A vaga-lume fêmea pisca para avisar ao macho que ele pode se aproximar dela para o acasalamento. O pisca-pisca também serve para espantar os inimigos, pois toda vez que a luz pisca, produz-se uma substância tóxica no corpo do vaga-lume.Você sabe por que os vaga-lumes piscam A vaga-lume fêmea pisca para avisar ao macho que ele pode se aproximar dela para o acasalamento. O pisca-pisca também serve para espantar os inimigos, pois toda vez que a luz pisca, produz-se uma substância tóxica no corpo do vaga-lume.De acordo com o pesquisador, as enzimas luciferases produzem bioluminescência em vagalumes e besouros por meio da catálise da reação de oxidação da proteína luciferina – uma molécula fluorescente que, ao ser oxidada, age como emissor de luz.