Tem como derrubar usucapião? Verifique isto – Como derrubar o usucapião
Em defesa da sua propriedade também poderá o proprietário ajuizar ações possessórias na esfera judicial, a fim de estabelecer comprovação de que aquela posse não possui o requisito primordial da Usucapião: posse mansa e pacífica.5o ., LEI 6.969 /81)- NULIDADE DA SENTENÇA E DO PROCESSO DE USUCAPIÃO – AÇÃO PROCEDENTE. Contra a pessoa que não foi citada não corre prazo para recurso. O prazo decadencial da rescisória, em tal hipótese, tem início a partir do 15o. dia da data em que a pessoa não citada teve ciência inequívoca da sentença.
O processo também pode ser anulado se o confrontante comprovar que exercia a posse da parcela do imóvel que integrou indevidamente a sentença de usucapião. Como já dito acima, todos esses casos não estão sujeitos a prazo e a sentença é anulada por inteiro, não só na parcela da área em disputa.
Como dito anteriormente, por intermédio da sua contestação, o titular do domínio, ou seus herdeiros, poderá perfeitamente exercer sua defesa, resistindo à declaração de propriedade pela usucapião.
Como evitar que um dos herdeiros entrar com usucapião
3- Contrato de Direito Real de Uso: aqui o (s) herdeiro (s) pode (rão) realizar um contrato estipulando autorização para que um dos herdeiros resida no imóvel, de forma gratuita ou onerosa, cabendo cláusula que elimine a possibilidade de usucapião.Além disso, bens irregulares, sem registro, sem demarcação ou sem matrícula pública podem ser objetos de usucapião. Por outro lado, se o dono do bem cuida corretamente dele, paga os tributos e contas necessárias e o administra de acordo com o que estabelece a lei, o bem dificilmente será usucapido.A nova regra está prevista na lei 13.465, que entrou em vigor em 12 de julho. Antes, a omissão do proprietário era encarada como discordância ao pedido, e o processo demorava para ser concluído. A medida é mais um passo na busca por agilizar a transferência da posse de imóveis.
A usucapião realizada em cartório, ou extrajudicial, é mais rápida e econômica que o procedimento realizado pela Justiça.
Como impedir que um herdeiro peça usucapião
3 segredos para prevenir a possibilidade de usucapião do bem de herança. 1- Ação de arbitramento de aluguel: na qual o (s) herdeiro (s) pode (rão) requerer o pagamento de aluguéis por parte do herdeiro que morará no imóvel, a fim de retirarem o requisito da posse mansa, pacífica e sem oposição.A sentença da Usucapião possui efeito retroativo, reconhecendo, assim, a aquisição da propriedade desde a data da consumação dos requisitos exigidos em lei. 4. O registro da sentença de Usucapião no Cartório de Imóveis não é essencial para a consolidação da propriedade imobiliária.3- Contrato de Direito Real de Uso: aqui o (s) herdeiro (s) pode (rão) realizar um contrato estipulando autorização para que um dos herdeiros resida no imóvel, de forma gratuita ou onerosa, cabendo cláusula que elimine a possibilidade de usucapião.
O que é necessário para demonstrar a posse em usucapião
- Contrato de compra e venda;
- Contrato de cessão de direitos;
- Comprovantes de pagamento do imóvel (recibos, cheques, nota promissória, depósitos, etc.)
- Escritura pública de compra e venda ou doação inábil a registro.
O herdeiro que reside no imóvel tem a chamada posse precária, ou seja, a posse para posterior devolução. Porém, a ausência da intenção de regularizar a situação perante os demais configura abuso de confiança dos herdeiros que cederam o local momentaneamente.
Mas o que fazer com o inventário quando os herdeiros não estão de acordo quanto à partilha de bens Neste caso, é necessário entrar com o processo Judicial, que se torna obrigatório quando há conflito na partilha e também quando existe testamento ou herdeiros menores de idade.
Quem paga IPTU tem direito a usucapião
O pagamento do IPTU não é requisito para a Usucapião e seu não pagamento também não há de prejudicar o pretendente – PORÉM – é preciso saber que, em que pese não ser requisito para a configuração de nenhuma das modalidades de Usucapião – há sim obrigação do ocupante em recolher tal pagamento, como aponta o art.Se mesmo assim, a pessoa que estiver no local se recusar a sair, ainda é possível iniciar uma ação de reintegração de posse, ou seja, o herdeiro pode ser expulso de imóvel.Já a exclusão por deserdação é autorizada pelo autor da herança, ainda em vida, a excluir herdeiros que cometeram ofensas físicas, injúrias e até desamparo. Nesse caso, a aplicação da deserdação é feita decorrente a vontade do autor e deve ser formalizada por testamento.