Quem representa o mal? Verifique isto – Por que Exu tem chifres
Algumas imagens da divindade também têm chifres, especialmente as do vodun Legba, da nação jeje. Adelson diz que são sinal de virilidade e predisposição ao combate. “É um aviso de que o adversário não terá vida fácil”. As oferendas para Exu, orixá conhecido por comer de tudo, são entregues do lado de fora, na rua.Agostinho mostra que o problema ou a origem do mal não está em Deus que, segundo ele, é bom e justo, mas no homem com seu livre arbítrio e suas escolhas. A principal pauta do problema do mal é o dilema de que como podemos conciliar a bondade divina com a maldade do mundo.
“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.
De acordo com a tradição oral, Exu morava originalmente em canaviais, e o vento que passava assobiando entre as plantas era Exu se movimentando. Quando se quer chamar Exu, principalmente para a proteção diante de algum perigo iminente, se assobia. Ou seja, assobiar é invocar Exu.
O que a Bíblia fala sobre o mal
Sendo assim, o mal é uma privação, uma falta, uma ausência. Ele não existe para as criaturas de Deus; o mal existe na medida em que “certos elementos não se harmonizam com outros” (Agostinho, 1987, p. 156).Sendo assim, o mal não vem de Deus, mas, da negação do mesmo. A raiz do mal encontra-se no livre-arbítrio da vontade do homem, que voluntariamente nega seu criador.Orixá Exu
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Pierre, conhecido por Lord da Morte, este Exu teve sua história muitas tristezas, uma delas foi não ser reconhecido como Lord. Inclusive Pierre… Após isso chegou ao plano espiritual com o titulo Lord da Morte e posteriormente Exu da Morte na mesma linha seguem os Exus de cemitérios e Exu Caveira.
Qual é o Exu da Morte
Pierre, conhecido por Lord da Morte, este Exu teve sua história muitas tristezas, uma delas foi não ser reconhecido como Lord. Inclusive Pierre… Após isso chegou ao plano espiritual com o titulo Lord da Morte e posteriormente Exu da Morte na mesma linha seguem os Exus de cemitérios e Exu Caveira.O que é Aqui se faz, aqui se paga:
A partir de um ponto de vista religioso, “aqui se faz, aqui se paga” significa que a pessoa que cometeu alguma injustiça ou agiu de modo incorreto pagará pelo seu pecado enquanto ainda for vivo.Deus é o responsável pela criação de tudo que existe no mundo; apesar disso, não poderia ser Ele, que é sumamente bom, o responsável pela criação do mal.
Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar.
Ogum. Os elementos terra e fogo compõem o orixá Ogum, cuja constituição é atlética e viril, porém carregada de agressividade e mau humor.
# OGUM > Filho de Oxalá com Iemanjá, tem personalidade de guerreiro, furioso e vingativo, mas nas questões amorosas é sensual e aconchegante. No sincretismo é representado por São Jorge. # OXÓSSI > É o grande patrono do Candomblé brasileiro.
O que o Exu 7 caveira faz na vida da pessoa
Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.Quem paga o bem com o mal não afastará o mal da sua casa. O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore. Há duas coisas que o SENHOR Deus detesta: que o inocente seja condenado e que o culpado seja declarado inocente.Deus é o responsável pela criação de tudo que existe no mundo; apesar disso, não poderia ser Ele, que é sumamente bom, o responsável pela criação do mal.