Quem é o líder das formigas? Verifique isto – Quem é o chefe das formigas
É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade.Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca. Na maioria das espécies de formigas, a sociedade é estratificada.
Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.
A rainha geralmente tem um tórax maior e mais robusto do que o das formigas operárias. Como o tórax da formiga rainha sustenta as asas, ele precisa ser mais forte e musculoso do que o da formiga operária. O tórax de uma rainha pode medir mais da metade do tamanho do corpo.
Por que a formiga não tem sangue
Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.As formigas, na realidade, não dormem. Assim como os peixes, elas entram em um estado de letargia, quando o seu metabolismo abaixa muito, chegando perto do sono. Porém, elas continuam em estado de alerta para qualquer perigo.A verdade é que as formigas são insetos terrestres e, portanto, morrem se estiverem muito tempo debaixo de água.
Em primeiro lugar, as rainhas são as fundadoras de todas as colônias de formigas. Portanto, uma formiga-rainha adulta deixará o formigueiro em que nasceu e acasalará com formigas machos voadoras. Após o acasalamento, ela busca um novo local para construir seu próprio império.
Como a formiga morde a gente
Uma picada de formiga ocorre quando uma formiga morde usando suas mandíbulas e boca para beliscar a pele humana. A picada difere da picada: as formigas picam com o ferrão, a fluxo-mais de seus corpos. As formigas de fogo agarram a pele (picada) e depois injetam veneno com o ferrão (que é imediatamente doloroso).Você precisa matar a rainha, o que pode ser muito difícil, já que ele vive entocada no formigueiro. Para acabar com uma formiga rainha, você pode procurar pelo formigueiro e tentar matá-la diretamente, usar um inseticida ou uma armadilha para formigas, ou experimentar uma solução natural, como bórax ou água quente.A resposta é sim: as formigas dormem. Confira no texto por quanto tempo e a diferença entre o sono das operárias e das rainhas.
Como para outras formigas, a visão não tem uma grande importância na vida desses insetos. Elas são cegas (ou praticamente cegas, dependendo da espécie) e se comunicam através de substâncias químicas chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.
Por isso, podemos ver formigas andando por aí às três horas da manhã. Mas isso não quer dizer que elas fiquem trabalhando dia e noite – as formigas também precisam de tempo para descansar. “A maioria dos animais busca alimento ativamente e repousa na hora de digerir o alimento”, conta Carlos.
Isso ocorre porque, assim como as abelhas e outros insetos, elas expelem uma substância que transmite informações aos membros da espécie. Essa substância é chamada feromônio e estabelece a comunicação entre as formigas, já que elas são cegas e se orientam por esse cheiro.
Por que as formigas carregam as mortas
Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.As formigas se locomovem em espécie de 'fila indiana', caracterizada por colocar um indivíduo atrás do outro, para evitar que se percam umas das outras e, assim, conseguir chegar ao destino predeterminado.A formiga-fantasma é conhecida no mundo inteiro. Parece flutuar quando anda, devido às pernas e ao abdômen quase transparentes. Entre cientistas, a miudinha tem um nome gigante: Tapinoma melanocephalum (pronuncia-se “melanocéfalum”)!