Quem era o Zé Leoncio na primeira versão de Pantanal? Verifique isto – Quem era o José Leôncio na primeira versão de Pantanal
Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio (vivido por Cláudio Marzo) se casa – finalmente – com Filó (Jussara Freire), em uma festa daquelas. A cerimônia é tripla: Tadeu e Zefa, além de Zé Lucas e Irma, também oficializam o matrimônio.Em Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) já comprovou que é capaz de encarar qualquer dificuldade em nome de proteção de Juma (Alanis Guillen) e também de estar perto do filho José Leôncio (Marcos Palmeira).
No final, o recém-falecido aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma. O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele.
Tarcísio Filho, Ernesto Piccolo e Eduardo Cardoso interpretaram Marcelo, Renato e Roberto na novela de 1990. A segunda família de Tenório (Murilo Benício) tem conquistado seu espaço na trama de Pantanal, e muitas mudanças drásticas irão acontecer na vida de cada integrante.
Quem era a muda na primeira versão de Pantanal
Andréa Richa
Em 1990 a TV Manchete produziu a primeira versão da novela Pantanal (1990), que foi um grande sucesso da teledramaturgia nacional. A atriz Andréa Richa interpretava uma personagem importante da trama, Maria Ruth, a "Muda".Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", responderá o filho. O personagem ainda contará como se tornou a entidade e passa o posto de "Velho do Rio" para Zé Leôncio.Marcos Palmeira como José Leôncio em Pantanal; fazendeiro morrerá com problema no coração. José Leôncio (Marcos Palmeira) vai bater as botas no último capítulo de Pantanal. Após ter dado inúmeros sinais de que não está nada bem de saúde, o fazendeiro morrerá com dores intensas no coração.
Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", responderá o filho. O personagem ainda contará como se tornou a entidade e passa o posto de "Velho do Rio" para Zé Leôncio.
Como morreu o filho de Tenório na primeira versão de Pantanal
Roberto será afogado por Solano e não sobreviverá. Tenório ficará arrasado com a morte do filho.Na produção, o ator Enrique Diaz volta ao ar após uma participação marcante nos primeiros capítulos de Pantanal como Gil, pai de Juma Marruá (Alanis Guillen) e marido de Maria (Juliana Paes).Veja a lista dos principais atores:
- Alexandre Lippiani (Raimundo)
- Cláudio Marzo (José Leôncio, Velho do Rio e velho Joventino)
- Jece Valadão (capanga que teve orelha comida por Juma)
- João Alberto Pinheiro (Zaqueu)
- Jofre Soares (padre do casamento de Juma e Jove)
- Maurício do Valle (caseiro das terras de Zé Leôncio)
Filha de Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes), Juma cresce sob os cuidados da mãe, que a ensina a se defender de tudo e todos. Nasceu e viveu limitada ao pedacinho de terra que era de José Leôncio (Renato Góes/ Marcos Palmeira), mas que seus pais tomaram posse ao desembarcarem no Pantanal.
Boa parte da trama, aliás, se desenvolveu nas terras dele, que é o todo-poderoso da região. Nos próximos dias, a vida do fazendeiro vai ser intensa e passar por reviravoltas, que envolvem casamento com Filó, uma parada cardíaca fatal e o reencontro com seu pai, o Seu Joventino.
O ator Enríque Diaz, que fez o pai da Juma, por exemplo, é um dos artistas que podem ser agora vistos na trama escrita por Mário Teixeira. Em Pantanal, Gil, personagem de Diaz, morreu assassinado por uma dívida por terras quando Juma (Alanis Guillen) ainda era um bebê.
Porque Zé Leôncio sumiu
O ancião não irá parar por aí e dirá que nunca apareceu para Zé Leôncio porque o fazendeiro sempre se recusou a acreditar na existência do protetor da natureza. A justificativa virá após o homem-sucuri ser questionado pelo companheiro de Filó (Dira Paes). "Mas você nunca acreditou, que até hoje estava no seu rastro.É quando ele sofre um infarto fulminante e morre. Nas cenas seguintes, José Leôncio aparece ao lado do Velho do Rio, quem seu pai se tornou após desaparecer. O Velho se assume como Joventino e emociona o filho. Os dois seguem juntos pela eternidade.De acordo com o amigo de Juma, o velho Joventino foi picado por uma cobra e morreu. Logo em seguida, seu corpo desapareceu enquanto que sua alma reencarnou na entidade responsável por proteger a natureza. O pecuarista questiona o porquê de o pai nunca ter aparecido para ele durante todos esses anos.