Que importância tem a concentração? Verifique isto – Qual a importância da concentração mental
Com maior concentração, você consegue aproveitar melhor o seu tempo, atingindo seus objetivos de forma mais rápida. Veja também sobre "Musicoterapia", "Caminhada", "Meditação" e "Maneiras de lidar com o estresse".Com a concentração, uma das habilidades fundamentais no processo de conhecimento, a gente mantém a atenção focada em um ponto de interesse, durante o tempo que for necessário. Sem concentração é praticamente impossível aprender algo. Portanto, a concentração é imprescindível para o aprendizado.
Desse modo, podemos dizer que concentração é a capacidade de conduzir nossa atenção de maneira a focar em um único ponto, pensamento ou ação.
A atenção é uma função crucial que permite a interação do ser com seu ambiente, além de auxiliar na organização dos processos mentais. O mecanismo atencional é amplamente estudado por diversos ramos do conhecimento, incluindo a psicologia, biologia, neurociência cognitiva e fisiologia.
O que ajuda na concentração
Então, confira como aumentar a concentração em passos bem tranquilos de seguir!
- Durma bem. 16 minutos perdidos parecem pouco para você
- Pratique atividade física. A preguiça e a procrastinação são grandes inimigas da concentração.
- Alimente-se bem.
- Faça pequenas pausas.
- Fique longe de distrações.
Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.Como aumentar a concentração Veja 5 dicas infalíveis!
- Durma bem. 16 minutos perdidos parecem pouco para você
- Pratique atividade física. A preguiça e a procrastinação são grandes inimigas da concentração.
- Alimente-se bem.
- Faça pequenas pausas.
- Fique longe de distrações.
Entre os alimentos que ajudam a turbinar o raciocínio, ganhar foco e preservar as lembranças, estão o espinafre, o brócolis, o abacate, o suco de uva, o azeite de oliva, chás, peixes, nozes, castanhas e o chocolate amargo.
O que ajuda a manter a concentração
Busque fazer uma pausa de relaxamento de 5 minutos a cada 25 minutos de concentração e, depois de 3 ciclos, uma pausa maior de 15 minutos. Esta é a técnica pomodoro e tem, comprovadamente, eficácia para quem vai realizar muitas tarefas em um dia.Confira algumas:
- Leitura. A leitura é um hábito que deve ser ensinado à criança desde cedo.
- Adivinhas e jogos da memória. Outra atividade interessante são as adivinhas como “o que é, o que é”.
- Atividades manuais.
- Prática de esportes.
- Programação.
- Brincadeiras em grupos.
- Cartas e jogos de tabuleiros.
- Práticas de estudo.
Concentração é a capacidade de manter o foco naquilo que você está fazendo. Atenção é perceber os detalhes e nuances do que está sendo feito. EXEMPLO: quando você se senta para estudar e lembra que precisa ligar para alguém ou pagar uma conta – estamos falando de falta de concentração.
A dificuldade de concentração é um dos sintomas psiquiátricos comuns em pacientes com diferentes perfis. Ela se caracteriza pela existência de problema para se focar em atividades cotidianas e pela consequente frustração por não completá-las.
Causas da dificuldade de concentração. Um dos primeiros fatores é o cansaço mental, normalmente aliado ao estresse. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ritmo de trabalho atual, com suas condições, obrigações e frequentes estímulos, ultrapassa os limites do corpo e da mente.
Quais as causas da dificuldade de concentração Pode acontecer por causa de diferentes motivos, incluindo depressão, estresse, tensão, fadiga, sobrecarga de trabalho, problemas emocionais e pessoais, ansiedade e deficit de atenção, um quadro bastante recorrente na infância.
Como aprender a concentrar a mente
Como fazer seu cérebro se concentrar por mais tempo
- Pratique exercícios físicos. A prática de atividades físicas é uma ótima maneira de eliminar as tensões — e não é diferente no caso dos estudos.
- Controlar a ansiedade.
- Desconecte-se por um tempo.
- Faça anotações à mão.
- Faça pausas periódicas.
- Crie um ambiente “ideal”
A concentração é a atenção focada à uma atividade, tal como um projeto de trabalho, dirigir, etc. O foco é voltado ao objetivo em si, o que se planeja fazer, aonde quer chegar, etc.Existem algumas análises divulgadas através de pesquisas ao redor do mundo sobre a atenção das pessoas que afirmam que o máximo de tempo que um ser humano consegue se concentrar é de 7 a 10 minutos.