Quantos metros de altura tinha a rocha que caiu em Capitólio? Verifique isto – Qual era o tamanho da rocha que caiu em Capitólio
O bloco de pedra de um cânion no lago de Furnas, em Capitólio (MG), que tombou em cima de quatro lanchas neste sábado tinha 1,2 bilhão de anos e 10 mil toneladas, estima o geólogo Flávio Henrique Freitas e Silva. A queda do pedaço de rocha matou ao menos oito pessoas e deixou 32 feridas.5 metros
De acordo com Macchi, rochas estão sujeitas a ação gravitacional em diferentes escalas. “O paredão em questão tem em torno de 5 metros de altura e sua inclinação é praticamente vertical. Nesses casos os riscos de colapso das rochas são elevados mas dependem de seu grau de fraturamento”, explica a geóloga.
No inquérito, divulgado nesta sexta-feira, a corporação classifica a tragédia como “evento natural” e diz que não foi verificada “nenhuma ação humana específica que tenha provocado a queda da rocha”, que pesava 900 toneladas. A polícia pediu o arquivamento do inquérito, já que ninguém foi indiciado.
Estudos técnicos apontaram que a queda do bloco de rocha no lago de Furnas se deu como desdobramento de eventos naturais, sem influência da ação humana. Segundo as investigações, houve um processo geológico de remodelamento de relevo que é comum na região, o que torna possível que outras rupturas venham a ocorrer.
Qual a profundidade dos cânions de Capitólio
"dizem" que tem mais de 30 metros de profundidade – Foto de Canyons de Furnas, Capitólio.Lancha Jesus: dez pessoas estavam na embarcação antes do acidente; oito mortos foram localizados e identificados, mas nomes não foram divulgados.O desabamento ocorreu por volta das 12h30 desse sábado, quando um grande bloco de pedra se desprendeu do cânion do Lago de Furnas e caiu sobre pelo menos três lanchas. Duas embarcações afundaram.
dez pessoas
A Polícia Civil informou nesta sexta-feira (4) que não identificou responsáveis ou culpados pelo desabamento de uma rocha no Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas Gerais, que deixou dez pessoas mortas no dia 8 de janeiro. Todas as vítimas estavam em uma única embarcação.
Como ficou os corpos das pessoas de Capitólio
O oitavo corpo havia sido resgatado de manhã. Os corpos e fragmentos foram levados para o Instituto Médico Legal de Passos (MG), onde estão sendo identificados com a ajuda de papiloscopistas enviados pela Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte.“Em decorrência de um trabalho técnico minucioso que envolveu equipes de mergulhadores especialistas da Corporação e em uma atuação integrada com outras forças e órgãos, todos os 10 corpos já foram localizados e devidamente identificados pela Polícia Civil, não restando nenhum desaparecido.Estudiosos calculam que a rocha que se desprendeu dos canyons no Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas, matando 10 pessoas e ferindo outras 34 no último sábado, 8, pese aproximadamente 10 mil toneladas. Testemunhas contam que vítimas chegaram a ser arremessadas a 50 metros de distância.
O Mirante dos Canyons possui cerca de 70m de altura.
Paredões rochosos
Casas, fazendas e municípios foram inundados pelos rios Grande e Sapucaí, dando origem a um dos maiores lagos artificiais do mundo, o Lago de Furnas, com cerca de 1.440 km² de área. Para se ter uma ideia, é o equivalente a quase quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara.
Rodrigo Alves dos Anjos
O piloto Rodrigo Alves dos Anjos, que pilotava a lancha Jesus, atingida na queda do paredão em Capitólio, no Sul de Minas, foi enterrado no final da manhã desta terça-feira (11/1) em Betim, na Grande BH.
Quem era o dono da lancha Jesus
Jesus Santos
O empresário Jesus Santos, mais conhecido como Zuza, proprietário da lancha Jesus, sempre tem o costume de tirar fotos do embarque dos turistas antes dos passeios."dizem" que tem mais de 30 metros de profundidade – Foto de Canyons de Furnas, Capitólio – Tripadvisor.Durante o passeio de lancha por Capitólio, você poderá nadar sob a queda d'água de diversas cachoeiras, além de curtir bares flutuantes e restaurantes com linda vista para o Lago de Furnas.