Quantos anos para virar faixa preta no Jiu Jitsu? Verifique isto – Quanto tempo para passar de faixa no Jiu Jitsu
Pelas regras da IBJJF, o tempo mínimo para ficar na faixa-azul é de dois anos, na roxa mais um ano e meio, e mais um ano na faixa-marrom. Com mais um ano e pouco de faixa-branca em média, esse tempo somado seria de cinco anos e meio, seis anos.Branca (com permanência mínima de 01 ano) Amarela (para atletas até 15 anos) Laranja (para atletas até 15 anos)
Em seu artigo 6º no item 6.2 afirma também a graduação de um atleta só poderá ser assinada por um professor que seja faixa preta diplomado pela IBJJF e que esteja no mínimo no 2º grau de preta.
quatro anos de idade
Essa idade é muito relativa, mas, segundo a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, a idade mínima para praticar o Jiu-Jitsu é a partir dos quatro anos de idade. De acordo com a CBJJ, existem graduações de faixa branca a partir dessa idade, indo até a verde e preta, aos 15 anos.
Como virar faixa preta
Você precisa ter pelo menos 18 anos para ser graduado em faixa marrom, e 19 para pegar a faixa preta. Outro critério é o tempo dedicado para cada faixa. Se você tem 16 ou 17 anos, não há tempo mínimo de permanência nas faixas branca e azul. Já na roxa, você tem que ficar dois anos, pelo menos.A faixa preta é dividida em 7 níveis, a faixa preta lisa + 6 graus. A faixa vermelha e preta representa o 7ª grau na faixa preta. A faixa vermelha e branca representa o 8ª grau na faixa preta. A faixa vermelha, representa o 9ª e 10ª grau na faixa preta de Jiu Jitsu.Faixa preta
Faixa preta
Trata-se do nível mais alto do jiu-jítsu, e indica que ele já acumulou conhecimento suficiente para transmiti-lo a outros estudantes. Porém, vale destacar que esse é apenas mais um recomeço, visto que há diversos níveis dentro dessa graduação, desde o nível um (sho dan) até o nível 10 (ju dan).
Os graus no Jiu Jitsu correspondem a evolução do aluno no sistema de graduação da arte suave, por exemplo o faixa branca só irá graduar faixa azul quando já tiver recebido seu 4 grau na faixa branca.
Tem idade certa para começar a lutar
No boxe, não há idade para começar. Crianças e adultos podem praticar o esporte sem algum problema. Obvio que, quanto mais cedo começar, melhor será, mas esta não é uma característica apenas do boxe. Qualquer disciplina, seja ela esportiva ou não, é mais fácil quando somo mais jovens.Benefícios do Jiu Jitsu para crianças
- Controle muscular;
- Aperfeiçoamento do reflexo;
- Desenvolvimento do raciocínio;
- Equilíbrio mental;
- Reforço do caráter e da moral;
- Fortalecimento da auto-confiança;
- Respeito aos companheiros;
- Senso de disciplina e hierarquia;
Muitas pessoas que começam a praticar JiuJitsu se perguntam quantas vezes deve ser realizado o treino por semana, para que todos os benefícios sejam vistos rapidamente. Geralmente, são recomendadas de duas a três aulas por semana, para que o aluno consiga se desenvolver dentro desta arte marcial.
7 anos
Então, respondendo a pergunta inicial de forma direta, se você é um praticante maior de 16 anos e seu professor seguir a risca as regras da federação, você deve levar no mínimo 7 anos para ser graduado a faixa preta.
Segundo a CBJJ, faixa vermelha 10º grau é conferida apenas aos pioneiros do Jiu-Jitsu: Carlos, Oswaldo, George, Gastão e Hélio Gracie, conhecidos como irmãos Gracie.
“É fácil andar com o Jiu-jitsu estampado no peito, difícil é ter peito pra praticar o Jiu-jitsu. ” “Você pensa que bater é ganhar, mas para nós bater é perder.” “O jiu jitsu é arte mais nobre pois dá a chance de seu oponente desistir.”
O que vem depois da faixa preta
Uma curiosidade é que a faixa preta não é o nível mais elevado. Ela vai até o 6 grau, no sétimo grau ela muda para a cor coral-preta e depois, no oitavo grau, cor coral-branca.faixa azul
Uma das faixas mais complicadas no Jiu Jitsu sem dúvida é a faixa azul, não pela dificuldade das técnicas e sim pela transição de iniciante para graduado.Faixa preta
Faixa preta
Trata-se do nível mais alto do jiu-jítsu, e indica que ele já acumulou conhecimento suficiente para transmiti-lo a outros estudantes.