Quantas vezes é preciso molhar a laje por dia? Verifique isto – Quantas vezes no dia molhar a laje
Após finalizar uma concretagem, regularmente é realizada a molhagem da superfície concretada durante alguns dias. A frequência com que essa atividade deve ser desempenhada depende do clima da região, geralmente é necessário apenas uma ou duas vezes ao dia durante uma semana.sete dias
Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.
Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período.
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
O que causa rachadura na laje
As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força (tensão) no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.0:10Clipe sugerido · 61 segundosLAJE – Molhar depois de concretar – Frescura ou Necessidade – YouTubeAs fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força (tensão) no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.
Para se ter uma ideia, uma laje maciça de 10 centímetros de espessura aguenta a grosso modo 250Kgf/m2. Tenha cuidado. Se você vai começar a construir, já planeje se o melhor é ter uma caixa ou dividir o volume de água que você vai precisar em duas ou mais.
O que acontece se não molhar a laje
E o que acontece se não molhar a laje Se a cura do concreto não é feita de forma adequada, é comum que a seguinte situação ocorra: A superfície da laje apresentará várias trincas devido a retração do concreto. O pior efeito é a perda de resistência do concreto.Molhar a laje após o término da concretagem, e repetir esta operação 3 vezes ao dia e por 7dias consecutivos, no mínimo. Esta é a fase importante chamada de “cura do concreto”, que impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto.A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação. Simplesmente fazer uma nova impermeabilização, assim como no caso da reforma do piso, também pode gerar um peso extra sobre a estrutura.
A manta líquida é o produto mais fácil de aplicar. Você só vai precisar de um rolo para espalhar o líquido e, assim, garantir que ele preencha todos os cantos da laje. O ideal é reaplicar o produto quatro vezes, em um intervalo de 15 dias entre as execuções.
As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força (tensão) no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.
A instrução é coloque o menor peso possível e observe se ocorrem rachaduras e afundamentos e sinais indicadores de desabamento. Mesmo assim não há garantia de estabilidade. Lajes transmitem as cargas para vigas, estas para os pilares e os pilares para a fundação.
Qual o peso suportado por uma laje
Para se ter uma noção, lajes maciças de 10cm de espessura suportam com segurança a grosso modo 250kgf/m², portanto não é surpresa quando ouvimos uma notícia que uma laje caiu devido ao excesso de pessoas.A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação.Mas nós ainda precisamos saber qual é este problema, sendo que os mais comuns são: A falta de impermeabilização em sua laje; Rachaduras que podem ter sido provocadas ou pelo tempo ou pela cura ruim da laje; Intempéries e a falta de uma manutenção na impermeabilização.