Quando vai acabar a água no mundo? Verifique isto – Em que ano a água vai acabar no mundo
A ÁGUA NÃO VAI ACABAR, MAS PRECISA SER MELHOR GERENCIADA. Samuel Giordano. O estoque de água no mundo é constante há 500 milhões de anos. Para se debater as questões da água podemos começar pela sua formação no planeta Terra.O padre afirmou que, de acordo com projeções da ONU, em 2025 40% da população mundial sofrerão com a escassez de água. Hoje, dois milhões de crianças morrem por ano no mundo em decorrência de doenças provocadas pela água. No Brasil, afirmou, 20% da população não têm acesso a água potável.
Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado.
A água possui um ciclo natural, que faz com que esse bem não se esgote, mas as interferências humanas neste ciclo, para a economia, por exemplo, pode torná-la escassa. É o que explica o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, Sérgio Kóide.
Como será a água em 2050
Segundo a Organização das Nações Unidas, em 2050 faltará água para cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo. Esse número representa metade da população estimada para o período.Em Dez 2020, a água, também, virou commodity e passou a ser comercializada na bolsa de Wall Street. Em 1900, a população mundial era de 1,633 bilhão de habitantes. Em 1950, já éramos 2,5 bilhões; em 2000, chegamos a 6,1 bilhões. Atualmente, somos 7,7 bilhões, e a previsão para 2050 é de 9,3 bilhões.Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até o ano de 2050. Esse número representa metade da população mundial estimada para o período.
Esse equilíbrio deve-se, essencialmente, a transformações de estados na água. A água é aquecida pelo sol e, assim que atinge uma determinada temperatura, entra no processo de evaporação permitindo que a água deixe o mar. A ação seguinte é conseguida pelos ventos que sopram as nuvens para locais mais frios na terra.
Como não acabar com a água do mundo
Para diminuir a gastança, a solução é combater o desperdício e reutilizar a água potável. De nossa parte, a chave é mudar hábitos para economizar. Portanto, evite tomar banhos longos – pelas contas dos especialistas, 37% da água usada para o consumo humano vai para o ralo nas chuveiradas intermináveis.Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até o ano de 2050. Esse número representa metade da população mundial estimada para o período.Estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.
Os lençóis freáticos estão hoje caindo nas principais regiões produtoras de alimentos: a planície norte da China; o Punjab na Índia e. o sul das Great Plains dos Estados Unidos, que faz do país o maior exportador mundial de grãos.
Dentre as estratégias para enfrentar a crise de água, destacam-se a dessalinização da água do mar, a transposição de rios, a água de reúso e a conscientização da população. É cada vez maior o numero de países ao redor do mundo que sofrem com a escassez de água potável.
Em geologia, a palavra abissal quer dizer região de grandes profundidades dos oceanos e lagos — localizada mais ou menos abaixo de 2 mil metros de profundidade. É exatamente nessa zona que os peixes abissais vivem. Por lá não existem algas.
O que segura a água na terra
Isso é a gravidade e a explicação para sua pergunta. Todos os corpos e objetos, até mesmo uma agulha, possuem gravidade e quanto maior a massa, maior será a atração.Aquífero Alter do Chão é o maior reservatório de água do planeta | Jornal Hoje | G1. Pesquisadores do Pará e do Ceará descobriram que a Amazônia tem o maior reservatório subterrâneo de água do planeta.Além da transposição, da dessalinização e do uso de águas substerrâneas, o uso de águas residuárias tratadas (água de reúso) também pode ser uma alternativa para enfrentar a crise de água. Nessa técnica, esgoto é tratado para que direta ou indiretamente possa ser usado novamente pela população.