Quando teremos El Niño no Brasil? Verifique isto – Quando começa El Niño 2022
Sinais de El Niño entre o outono e o inverno de 2023
Já no trimestre de verão, de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, as probabilidades são de 72% de La Niña e 28% de neutralidade, o que é pouco conforto para o produtor rural que teme uma nova estiagem.Aumentou em 75% a chance de que o La Niña continue presente durante os próximos meses de dezembro de 2022 e em janeiro e fevereiro 2023. No entanto, após o fim do fenômeno climático e algum período de neutralidade, começam a surgir chances da volta do El Niño.
Apesar do inverno de 2023 ainda estar distante, os modelos sinalizam uma maior probabilidade de ocorrência de El Niño do que de La Niña! Mas calma, isso ainda não é uma previsão de El Niño para 2023, afinal a maior probabilidade para o inverno de 2023 continua sendo de condições neutras.
Evento climático pode durar até o final de 2022, levando a temperaturas acima do normal em várias áreas, incluindo no Hemisfério Norte, conforme a Organização Meteorológica Mundial. O fenômeno climático La Niña poderá ocorrer pelo terceiro ano consecutivo em 2022.
Quando chega o inverno 2022 no Brasil
21 de junho
O inverno de 2022 começa oficialmente no dia 21 de junho, terça-feira, precisamente às 06h13 (Horário de Brasília), quando ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul e solstício de verão no hemisfério norte.De acordo com os dados, não seria um mês de muito frio. O que se projeta é a tradicional alternância de períodos de temperatura mais baixa e temperatura mais alta com alguns dias de frio mais intenso e outros de calor mais forte.A transição para uma fase neutra é esperada em meados de 2022, com um El Niño previsto para finalmente surgir no outono de 2023 (a partir do mês de março).
NOAA mantém La Niña no Verão e possível transição para neutralidade entre fevereiro e abril de 2023. Segundo atualização divulgada na manhã desta quinta-feira (13) pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA), a fase de neutralidade do La Niña deve acontecer entre os meses de fevereiro e abril de 2023.
Quando vai começar o El Niño
A previsão sazonal estendida do ECMWF indica o desenvolvimento da fase quente (El Niño), com um processo de aquecimento do Pacífico tropical, que começa por volta do inverno de 2022, compreendendo o período de junho a setembro. Porém, o clima continuará sob influência do La Niña.Até quando irá durar o La Niña Segundo a Organizações das Nações Unidas (ONU), o fenômeno climático La Niña pode durar até 2023. Há 70% de chance de que o La Niña, que começou em setembro de 2020, continue até pelo menos agosto do próximo ano.Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.
Modelos de clima, como enfatizado, podem antecipar meses mais frios ou quentes, mas mascaram eventos extremo de frio em meses de temperatura perto ou acima da média. Com base nas múltiplas variáveis e análogos, contudo, o risco de episódios potentes de ar polar é maior em 2022 que na maioria dos anos.
O recorde de menor temperatura máxima de 2022 continua sendo o do dia 18/05/2022, quando a capital não passou dos 12,9°C. O frio também foi intenso na cidade do Rio De Janeiro.
Segundo o Climatempo e a Epagri/Ciram, a onda de frio será tão forte que pode nevar no dia 1º de novembro de 2022 na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense. Se isso realmente acontecer, será a primeira vez que neva no Brasil em novembro.
Quando o La Niña vai embora
O fenômeno climático La Niña está bem estabelecido este ano e deve prosseguir no ano que vem, embora de forma um pouco mais moderada, disse na última semana o consultor climático e meteorologista Francisco de Assis Diniz.Em geral, episódios La Niñas também têm freqüência de 2 a 7 anos, todavia tem ocorrido em menor quantidade que o El Niño durante as últimas décadas. Além do mais, os episódios La Niña têm períodos de aproximadamente 9 a 12 meses, e somente alguns episódios persistem por mais que 2 anos.21 de junho
No calendário, o inverno de 2022 começa astronomicamente no dia 21 de junho (solstício de inverno) e se estende até 22 de setembro.