Quando o La Niña vai embora? Verifique isto – Quando a La Niña vai embora
O fenômeno climático La Niña está bem estabelecido este ano e deve prosseguir no ano que vem, embora de forma um pouco mais moderada, disse na última semana o consultor climático e meteorologista Francisco de Assis Diniz.Até quando irá durar o La Niña Segundo a Organizações das Nações Unidas (ONU), o fenômeno climático La Niña pode durar até 2023. Há 70% de chance de que o La Niña, que começou em setembro de 2020, continue até pelo menos agosto do próximo ano.
Ainda assim, o La Niña em 2022 anuncia o início da estação chuvosa em setembro e outubro. A previsão é de um verão com chuvas acima da média na maioria dos estados do Nordeste, com alguma variação nas temperaturas possivelmente abaixo da média em diversas áreas.
O atual episódio de La Niña ainda está longe de terminar no Pacífico Equatorial. O fenômeno seguirá atuando durante todo o restante da primavera e vai se estender até meados do verão de 2023. Os modelos de clima estão em razoável acordo com as condições de La Niña devem seguir até o fim deste ano de 2022.
Como será o verão 2023 no Brasil
Já para o início da safra de verão 2022/2023, considerando os meses de setembro, outubro e novembro (Figura 1), o prognóstico climático aponta o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas …Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.Apesar do inverno de 2023 ainda estar distante, os modelos sinalizam uma maior probabilidade de ocorrência de El Niño do que de La Niña! Mas calma, isso ainda não é uma previsão de El Niño para 2023, afinal a maior probabilidade para o inverno de 2023 continua sendo de condições neutras.
De acordo com os dados, não seria um mês de muito frio. O que se projeta é a tradicional alternância de períodos de temperatura mais baixa e temperatura mais alta com alguns dias de frio mais intenso e outros de calor mais forte.
Qual vai ser o mês mais frio de 2022
Junho foi o mês mais frio da estação na temperatura média.
Foram muitos dias de temperatura média muito baixa.De forma geral, as previsões climáticas indicam que nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, as chuvas podem ficar próximas ou acima da média na Região Norte do Brasil e grande parte do Sudeste e Centro-Oeste.A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.
No calendário, o inverno de 2022 começa astronomicamente no dia 21 de junho (solstício de inverno) e se estende até 22 de setembro. Mas as ondas de frio não obedecem necessariamente o período astronômico.
Oitavo mês do ano foi marcado por calor, chuva, frio, geadas e até neve. Ao longo do mês de agosto de 2022, o centro-sul do Brasil naturalmente sentiu mais as ondas de frio.
O El Niño começa no final do ano, entre os meses de setembro a dezembro, e tem duração de até um ano e meio.
Quando foi o último El Niño no Brasil
97-98
No Brasil, o fenômeno costuma causar mais enchentes na Região Sul e agravar a seca no Nordeste, as duas partes do país que normalmente mais sofrem os efeitos do fenômeno. O último El Niño ocorreu em 97-98 e foi de grande intensidade, causando prejuízos em várias partes do mundo.Primavera 2022 começa nesta quinta-feira (22), às 22h04. Popularmente conhecida como a estação das flores, a Primavera marca o fim do Inverno. Nesta quinta-feira, 22 de setembro, mais precisamente às 22h04, começa a Primavera. Seguimos nesta estação do ano até o dia 21 de dezembro, às 18h48, quando então inicia o Verão …Fim da La Niña deve trazer temperaturas mais baixas já em abril e maio. O frio deve chegar mais cedo ao Brasil este ano. É o que indica a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), em uma atualização feita no último mês.