Quando não ir treinar? Verifique isto – Quando não devo ir treinar
Sintomas como enjoo, vômitos ou diarreia podem te levar à desidratação, e, quando os fluidos do nosso corpo são reduzidos, podemos ficar sujeitos a cãibras musculares e/ou espasmos. É melhor evitar os exercícios até que os sintomas desapareçam completamente, já que a reidratação do corpo pode levar alguns dias.Estudos científicos comprovaram que treinar cansado aumenta a capacidade de guardar glicogênio muscular, se comparado a treinos descansados. Treino em fadiga é melhor que treino descansado em termos fisiológicos.
Tirar um dia de descanso da rotina fitness é importante para a recuperação muscular para evitar lesões que façam o atleta, profissional ou amador, ser forçado a dar uma pausa. Além disso, especialistas explicam que esse "rest" é primordial até para quem busca a hipertrofia dos músculos.
Não adianta você ir em uma semana e faltar na outra, ou frequentar a academia uma vez a cada 15 dias. Essa falta de regularidade aumenta o risco de lesões e faz com que seus objetivos fiquem cada vez mais longe. Coloque na sua agenda o treino e entenda que ele é prioridade.
Faz mal não treinar um dia
Para quem não pratica atividade física, por exemplo, 100 a 150 minutos por semana (aproximadamente 20 minutos por dia), já são suficientes para melhorar a saúde e diminuir o risco de doenças relacionadas ao sedentarismo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).Os músculos acabam se cansando e podem até mesmo ficar doloridos após a prática. Esse quadro é chamado de fadiga muscular. A fadiga muscular pode ocorrer tanto entre sedentários que estão começando a se exercitar, quanto entre pessoas que praticam atividades físicas com certa frequência e atletas.Uma boa noite de sono também pode melhorar seus níveis de energia e disposição. Isso significa mais força e mais resistência durante os treinos. Sem contar que, quando dormimos bem e pelo tempo suficiente, conseguimos ter mais foco e concentração, duas competências que ajudam muito na boa execução dos exercícios.
Treinando de 6-5 vezes na semana
Esse seria o ideal, pois é possível dar vários estímulos no mesmo músculo durante a semana e terá os dias de recuperação. Quando se treina de 6-5 vezes por semana você entra em total rotina de treino e fica cada vez mais difícil desistir.
Pode treinar 5 dias e descansar 2
Há pessoas cujo ritmo de treino ideal é treinar 2 dias descansar 1. Para outros, o melhor é treinar 3 descansar 1. Outros ainda se dão bem treinando 4 vezes seguidas e descansando 2 dias. Os mais experientes (com mais de 5 anos de academia) são capazes de treinar 5 dias e descansar 2.Bem, a resposta é não. “Não é necessário treinar todos os dias, é recomendável distribuir os treinos de forma equilibrada para não sobrecarregar os mesmos músculos, para que eles tenham uma boa recuperação” explica Mila Toledo, profissional de educação física.De forma geral, se você não tem um objetivo de curto prazo, o ideal é ir à academia pelo menos três vezes por semana. Se treinar menos do que isso, dificilmente vai chegar em algum lugar. Não terá ganho nem de força, nem de hipertrofia, nem de queima de gordura, nem de resistência.
Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.
Como saber se você teve um bom treino
- Seu corpo irá te dizer… Os sinais de um bom treino não são de forma alguma tão óbvios como apenas o suor e a dor.
- Você puder fazer a matemática da frequência cardíaca.
- Você atingiu uma nova meta.
- Você dormir como um urso.
- Seu humor ficar nas alturas.
Quais são os seus sintomas
- Perda de condicionamento físico. O primeiro sintoma da síndrome é a perda do condicionamento físico.
- Dores musculares persistentes.
- Sensação de fadiga constante.
- Elevação da frequência cardíaca em repouso.
- Diminuição da resistência imunológica.
- Variação de humor.
Faz mal treinar tarde
Claro que o melhor horário para realizar uma atividade física é aquele que se encaixa com mais facilidade na sua agenda e rotina. Mas, se você deseja treinar à noite, o recomendado é realizar os exercícios pelo menos 4 horas antes de dormir. Segundo diversos estudos, exercícios moderados contribuem para o sono.Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.É o caso do tríceps.