Qual o advérbio de bem? Verifique isto – Quando bem é advérbio
Bom é um adjectivo; bem é um advérbio.bem
Masculino | Feminino | |
---|---|---|
Singular | bem | bem |
Plural | bem | bem |
Advérbios de intensidade: muito, pouco, bastante, bem, mais, menos, demais, tanto, tão etc.
Os advérbios são classificados em sete categorias de acordo com o sentido que ajudam a produzir no texto.
- → Advérbio de lugar.
- → Advérbio de tempo.
- → Advérbio de modo.
- → Advérbio de intensidade.
- → Advérbio de afirmação.
- → Advérbio de negação.
- → Advérbio de dúvida.
- → Comparativo.
Quando usar bem
Bem é o contrário de mal. Bom é o contrário de mau.
…
Exemplos com bem e mal
- bem-humorado e mal-humorado;
- bem-intencionado e mal-intencionado;
- mandou bem e mandou mal;
- dirige bem e dirige mal;
- agiu bem e agiu mal;
- bem-estar e mal-estar;
- bem feito e mal feito;
Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro, afora, fora, atrás, detrás, além, aquém, defronte, antes, aonde, longe, perto, algures, nenhures, alhures. O advérbio de lugar indica um espaço ou uma posição, por exemplo: Minha casa é ali. O livro está embaixo da mesa.O bem (do termo latino bene) é a qualidade de excelência ética atribuída a ações que estejam relacionadas a sentimentos de aprovação e dever.
“Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”. Essa simples regra é suficiente para ajudar na hora de escrever. Mas, a seguir, vamos entender quando usar cada uma delas.
Qual é a classe gramatical de bem
Advérbio – classe de palavras que modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Na oração, "bem" é um advérbio de modo.Vê como eu disponho os objectos do toucador. Amanhã vais dispô-los assim. Esse lenço está bem lavado, mas este está mal, e aquele também. Vai devagar, olha que assim podes cair.
…
- feliz — felizmente;
- português — portuguesmente;
- duro ou dura —duramente;
- teimoso ou teimosa — teimosamente;
- rico ou rica — ricamente.
A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.
Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.
A diferença fundamental é que bem é um advérbio, e bom, um adjectivo, o que faz com que desempenhem diferentes funções e, por conseguinte, apareçam em posições diferentes na frase. Bem é um advérbio e desempenha, sobretudo, a função sintáctica de modificador de grupos verbais ou grupos adjectivais.
É um advérbio muito utilizado no dia a dia, possuindo uma diversidade de significados. Refere-se a alguma coisa que foi feita ou que está à vontade, com saúde, em harmonia, em paz. É sinônimo de certo, direito, comodamente, perfeitamente, elegantemente, certamente, precisamente, claramente, entre outros.
O que é um advérbio de tempo
Os advérbios de tempo informam quando uma ação aconteceu, assim como sua duração e frequência.Segundo o novo acordo ortográfico, “bem” se agrega com hífen a palavras que com ele formam uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto (estimado).Etimologia (origem da palavra bens). Plural de bem.