Qual futuro do verbo ver? Verifique isto – Qual é o futuro de ver
É por isso que o futuro do subjuntivo do verbo VER fica: “se eu vir o filme”; “quando você vir o resultado do teste”; “quando nos virmos novamente”; “se vocês virem a verdade”…3 No futuro do subjuntivo, quer dizer, quando nos referimos a um fato que indica possibilidade ou desejo em um momento futuro, a conjugação do verbo ver é: quando eu vir, ele vir, nós virmos, eles virem. Exemplo: Se você vir José, por favor, entregue-lhe este pacote.
Indicativo
- Presente. euvejo. tuvês. elevê nósvemos.
- Pretérito Imperfeito. euvia. tuvias. elevia. nósvíamos.
- Pretérito Perfeito. euvi. tuviste. eleviu. nósvimos.
- Pretérito Mais-que-perfeito. euvira. tuviras. elevira. nósvíramos.
- Futuro do Presente. euverei. tuverás. eleverá nósveremos.
- Futuro do Pretérito. euveria. tuverias. eleveria. nósveríamos.
Conjugação do verbo: vir
- Presente. eu. venho. tu. vens. ele/ ela/ você
- Pretérito Imperfeito. eu. vinha. tu. vinhas. ele/ ela/ você
- Futuro. eu. virei. tu. virás. ele/ ela/ você
- Presente. que eu. venha. que tu. venhas. que ele/ ela/ você
- Futuro. se eu. vier. se tu. vieres.
- Pessoal. eu. vir. tu. vires.
- eu. viria. tu. virias. ele/ ela/ você
Quando ela vir ou ver
Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.
precisar – verbo
Indicativo | ||
---|---|---|
Presente | Pretérito imperfeito | Futuro |
precise precises precise precisemos preciseis precisem | precisasse precisasses precisasse precisássemos precisásseis precisassem | precisar precisares precisar precisarmos precisardes precisarem |
E vir ou ver
Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.Resumo. Enquanto “vê” indica algo que está acontecendo naquele momento, assim como expressando uma ordem ou pedido ou conjugado em algumas conjugações verbais, usamos o “ver” nas locuções verbais, quando o verbo não tem sujeito e está no infinitivo impessoal.
As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.
A construção "se ver" poderá ser usada se o pronome pessoal recto e a forma verbal se referirem à 3. ª pessoa do plural, com a forma verbal vão. Exemplos: Eles vão se ver hoje.
O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.
O que é o tempo indicativo
Tempos no modo indicativo
Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).Indicativo: Presente: tenho, tens, tem, temos, tendes, têm. Pretérito imperfeito: tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham.O futuro imperfecto é usado para fazer predições ou suposições sobre o futuro; dar ordens, postergar e antecipar-se a objeções com relação ao interlocutor; e expressar concessão junto à conjunção adversativa pero. O futuro de probabilidad expressa suposições do falante em relação ao tempo presente.