Qual a pior crise do bebê? Verifique isto – Qual é a fase mais difícil do bebê
Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.Essa é a famosa crise dos 3 meses — a primeira da vida dos pequenos! Se você é uma mamãe de primeira viagem, dizemos isso porque, via de regra, as crianças mudam o seu comportamento a cada 3 meses até completar 1 ano. Esses períodos são conhecidos como as crises dos 3, 6, 9 e 12 meses.
Diversas pesquisas já chegaram a um mesmo resultado: existe uma fase em que os bebês costumam chorar mais do que o normal. Esta fase ocorre entre as duas semanas e os três a quatro meses de vida do bebê. Este período é conhecido como “curva do choro”.
A “hora da bruxa” é um momento do dia em que um bebé (mesmo estando antes super feliz) entra num período extremamente agitado, o que ocorre normalmente com frequência diária no fim da tarde ou noite. Normalmente nesta hora nada do que costuma acalmar o bebé durante o dia parece funcionar…
Quando o bebê começa a entender o não
Por volta do 10º mês de vida, o bebê já entende o significado da palavra "não" – muitos, inclusive, até repetem a palavra, sacodem a cabeça ou fazem o gesto de negativo com o dedinho. Essa capacidade de compreensão pode começar um pouco antes ou depois, quando ele tem entre 8 e 12 meses, dependendo do ritmo de cada um.– Aos 4 meses, finalmente acontece!
Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas. A esta altura, o bebê também já sabe diferenciar conhecidos de desconhecidos. – A partir do 5º mês, a percepção de profundidade e visão em 3D começam a se desenvolver.Chorar e não ser atendido gera angústia e desamparo para o bebê. E essas sensações vão deixar importantes marcas que vão afetar o desenvolvimento emocional do bebê. Vale lembrar que o choro é uma forma de comunicação do bebê, pelo qual ele expressa seus desconfortos e angústias.
No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica. Segundo a Dra.
Quando o choro do bebê não é normal
Se o bebê está chorando constantemente e você não consegue distraí-lo ou consolá-lo, ou se o choro está diferente do normal, ele pode estar doente. Perceba se o choro vem acompanhado de outros sintomas.Como evitar a hora da bruxa
- Se possível, mantenha a amamentação. Se o seu bebê ainda mama no peito, continue alimentando-o dessa forma mesmo que a produção de leite diminua com o passar do dia.
- Tenha uma rotina de sono para o bebê.
- Evite estimular demais o bebê.
Quando chegam aos sete meses de idade, os bebês iniciam uma fase mais “teimosa”. Eles percebem que podem se negar a fazer algo, como mamar ou comer. Também tendem a pegar objetos que, até então, não demonstravam interesse. Mas lembre-se: ele não é desobediente e sim curioso.
2As principais consequências de um beijo em um bebê são alergias no rosto, a gripe e a herpes, sendo essa última a mais perigosa. 3Também não é recomendável que as mãos do bebê sejam beijadas, uma vez que ele as leva na boca, podendo ocasionar doenças.
A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.
“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.
Quando o bebê começa a dormir melhor à noite
Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.Choros preocupantes
Caso o bebê tenha um choro sem energia, baixo, nasal, é gora de redobrar a atenção a outros sinais que podem acompanhar, como: febre, vômito, diarréia, bolinhas vermelhas pelo corpo, entre outros sinais que são incomuns. Nesse momento, confie em seus instintos, entre em contato com o seu médico.Durante a hora da bruxa, o bebê chora sem parar – e sem motivo aparente – para extravasar e aliviar o estresse e o cansaço acumulado durante o dia todo. Neste momento, é normal que os adultos se sintam inseguros e sem saber o que fazer.