Qual a natureza do mal? Verifique isto – O que é natureza do mal
A natureza do mal está, no próprio homem, na sua liberdade. O homem corrompe-se e tende para o mal na medida em que, como afirma Agostinho, afasta-se do Bem, ou seja, de Deus (COUTINHO, 2010).Sendo assim, o mal não vem de Deus, mas, da negação do mesmo. A raiz do mal encontra-se no livre-arbítrio da vontade do homem, que voluntariamente nega seu criador.
Para ele, a origem do mal só se coloca porque há evolução: “O mal é o princípio da destruição de um ser, da sua identidade, biológica, física ou moral, da sua quididade ou essência”.
Refere-se ao que não é de boa qualidade. Nocivo, prejudicial. Empregado no sentido moral, dizemos: um homem bom, um homem mau.
O que é o mal segundo a Bíblia
Assim, segundo a tradição judaico-cristã, surgiu o mal ou o pecado original e, desde então, o ser humano está quase fadado a cometer o mal mesmo querendo fazer o bem, como diz São Paulo em sua carta aos Romanos “Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero”[10].Mal (do termo latino malu) geralmente se refere a tudo aquilo que não é desejável ou que deve ser destruído. O mal está no vício, em oposição à virtude.Sendo assim, o mal é uma privação, uma falta, uma ausência. Ele não existe para as criaturas de Deus; o mal existe na medida em que “certos elementos não se harmonizam com outros” (Agostinho, 1987, p. 156).
O mal, dentro desse modo de conceber o mundo, não seria outra coisa senão o abuso da liberdade, quando o homem, confundindo a ordem dos seres e deixando-se guiar por suas paixões, privilegia os bens inferiores em detrimento dos superiores.
O que Deus fala sobre o mal
O mal segundo a Bíblia. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Afastem-se de toda forma de mal. O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.O problema do mal é a tensão entre a suposta existência de uma pessoa divina sumamente boa, omnisciente, omnipotente e criadora, por um lado, e a existência de mal supostamente gratuito.Deus é o responsável pela criação de tudo que existe no mundo; apesar disso, não poderia ser Ele, que é sumamente bom, o responsável pela criação do mal.
1:43Clipe sugerido · 55 segundosComo entender a existência do mal | Franklin Leopoldo e Silva – YouTube
No livro, intrigante e esclarecedor, Por Que Fazemos O Mal – Transformando A Sombra Da Personalidade, o psicólogo Frederico Mattos aborda um dos temas mais profundos, dinâmicos e antigos da humanidade: o que é e de onde vem o mal.
“Mal” é o antônimo de bem. A palavra “mal” é um advérbio de modo, se referindo sempre a um verbo, e também pode ser utilizada como substantivo, quando significa “doença”, por exemplo. Como advérbio, pode significar algo que foi feito de forma errada.
Quem faz o mal paga aqui na Terra
O que é Aqui se faz, aqui se paga:
A partir de um ponto de vista religioso, “aqui se faz, aqui se paga” significa que a pessoa que cometeu alguma injustiça ou agiu de modo incorreto pagará pelo seu pecado enquanto ainda for vivo.Deus é o responsável pela criação de tudo que existe no mundo; apesar disso, não poderia ser Ele, que é sumamente bom, o responsável pela criação do mal.Quem faz o mal recebe o mal, quem faz o bem recebe o bem… A vida se encarrega de devolver tudo que você faz. Se faz o bem, recebe o bem; se faz o mal, recebe o mal. Quem faz o bem tem que ter sorte uma vez, e quem faz o mal tem que ter sorte o tempo todo.