Qual a melhor opção de saque do FGTS? Verifique isto – Qual a melhor forma de saque do FGTS
Principais formas de como sacar o FGTS
- Demissão sem justa causa;
- Financiamento de imóvel;
- Em caso de doença grave;
- Aniversário;
- Aposentadoria.
Acessar parte do saldo anualmente é uma das principais vantagens do Saque-Aniversário. Afinal, na modalidade automática (Saque-Rescisão), o trabalhador não tem acesso ao saldo das suas contas FGTS sem preencher os requisitos exigidos para as demais modalidades de saque.
Como qualquer outra modalidade de crédito, o empréstimo com garantia do FGTS cobra uma taxa mensal de juros pela antecipação do valor. No Serasa eCred, essa taxa começa em 1,49% ao mês. Antes de finalizar a contratação, você poderá consultar os detalhes das tarifas cobradas.
O saque-rescisão diz respeito ao direito do trabalhador de retirar o valor integral do FGTS, quando o mesmo é demitido sem justa causa. Somado ao resgate, o até então funcionário, recebe uma multa de 40% sobre o valor dos depósitos, dado a natureza da dispensa.
Como sacar FGTS pelo meu tudo
O saldo do FGTS pode ser retirado de maneira rápida e totalmente online, sem precisar ir em uma agência da Caixa. Basta acessar o aplicativo FGTS para consultar os valores disponíveis e indicar uma conta em que deseja receber os valores.Há situações nas quais o FGTS retido pode ser sacado parcialmente ou de forma total, considerando os valores das contas inativas dos trabalhadores.As pessoas que optaram pelo saque-aniversário perdem direito somente ao saque integral do fundo de garantia no caso de uma demissão sem justa causa. O contribuinte continua a ter direito a todos os saldos rescisórios do contrato de trabalho e a multa de 40% do fundo de garantia.
O trabalhador somente poderá voltar para o saque-rescisão após um período de 2 anos e 1 mês. Ou seja, se você optou pela modalidade saque-aniversário em 2021 e mudar em 2023, somente em 2025 poderá voltar a sacar o valor total disponível em caso de demissão.
É vantagem antecipar o FGTS
Antecipar o saque-aniversário pode ser uma boa solução para quitação de dívidas de juros mais altos, como o cartão de crédito e o cheque especial, ou para realizar objetivos imediatos – reformar um cômodo da casa, por exemplo.Banco do Brasil
O Banco do Brasil permite a antecipação de até cinco parcelas do valor do Saque-Aniversário, contratando uma operação para cada ciclo. O valor mínimo para esse tipo de operação é de R$ 1 mil e as taxas atualmente giram em torno de 0,99% ao mês.O trabalhador somente poderá voltar para o saque-rescisão após um período de 2 anos e 1 mês. Ou seja, se você optou pela modalidade saque-aniversário em 2021 e mudar em 2023, somente em 2025 poderá voltar a sacar o valor total disponível em caso de demissão.
Se optar pelo saque-aniversário, o trabalhador só perde o direito ao resgate do dinheiro do FGTS em caso de demissão, mas continua tendo direito ao saque para compra da casa própria, aposentadoria, doenças graves e demais casos previstos em lei, inclusive o saque emergencial.
Na meutudo, todo o processo de análise até o depósito do valor solicitado ocorre em 1 dia útil, rápido e sem burocracia. Conheça mais sobre as etapas de liberação do crédito consignado acessando o conteúdo completo.
O lucro do FGTS é pago aos trabalhadores como uma forma de proteger o dinheiro dos beneficiados contra a inflação. Mensalmente, os valores são corrigidos por uma taxa referencial (TR), que, neste ano, foi de 5,83%, percentual maior do que a taxa de correção das poupanças em 2021, que foi de 2,99%.
O que significa saque extraordinário
Tem direito ao saque extraordinário do Fundo de Garantia o trabalhador com conta aberta no FGTS, que tenha saldo e sem bloqueio do dinheiro. O valor de até R$ 1.000 por trabalhador considera a soma dos saldos disponíveis de todas as contas abertas, tanto do atual empregador quanto dos antigos.Quem tirou o FGTS perde o direito ao Seguro-desemprego Não. Quem retirou o saldo do FGTS tem direito a todos os benefícios após uma demissão sem justa causa, exceto o saque integral do FGTS.Sim, é possível cancelar o saque-aniversário do FGTS. Ou seja, desistir dessa modalidade de saque e voltar para o saque-rescisão, para receber normalmente quando for demitido sem justa causa. No entanto, existe um período de carência de dois anos para realizar a transição entre uma modalidade e outra.