Qual a cidade de Filemon? Verifique isto – Qual a nacionalidade de Filemon
Filemom provavelmente era um converso grego que residia em Colossos (ver Colossenses 4:9). Ele permitiu que uma congregação da Igreja se reunisse em sua casa (ver Filemom 1:2, 5). Após sua fuga, Onésimo se uniu à Igreja e se tornou um “irmão amado (…) no Senhor” (Filemom 1:16; ver Filemom 1:10–12).Colossas
Filemon morava em Colossas e era uma pessoa com riquezas que se converteu a Cristo, por meio de Paulo. Onésimo era escravo de Filemon, mas fugiu, indo para Roma ajudar Paulo e também se converteu a Cristo na convivência com o apóstolo.
Quando e onde foi escrito A Epístola a Filemom foi escrita quando o Apóstolo Paulo esteve preso pela primeira vez em Roma, aproximadamente entre os anos 60 e 62 d.C. (ver Filemom 1:1, 9; Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).
Onésimo era o nome do escravo de um importante e rico cidadão chamado Filemon que viveu na Frígia, atual Turquia, na Ásia Menor. Filemon, sua esposa e filho, em certa ocasião ouvindo o apóstolo Paulo se converteram, tocados pela palavra de Cristo. Paulo batizou a toda a família e os dois se tornaram amigos.
Quem foi afia e arquipo
De acordo com a Constituição Apostólica (7.46), do século IV, Arquipo foi o primeiro bispo de Laodiceia, na Frígia (atualmente na Turquia). Outra tradição afirma que ele foi um dos setenta e dois discípulos designados por Jesus em Lucas 10:1.Do mesmo modo que Onésimo foi enviado pelo apóstolo Paulo, um irmão em Cristo e companheiro na prisão, Filemom devia recebê-lo, não como um escravo, antes como sendo o próprio coração do apóstolo dos gentios. Embora desejasse conservar Onésimo, o apóstolo Paulo restituiu o que pertencia por direito a Filemom.Após a morte, o casal foi transformado em um par de árvores entrelaçadas, um carvalho e uma tília , de pé no terreno pantanoso deserto. O episódio é narrado no oitavo livro das Metamorfoses de Ovídio (Met., VIII, 610-715).
A Epístola a Filemom é a mais curta de todas as cartas escritas pelo Apóstolo Paulo, apenas 335 palavras no grego original.
Qual o tema principal do livro de Filemom
Paulo ao escrever a Filemom, tinha o propósito de interceder em favor de Onésimo, o escravo que tinha fugido de seu senhor, Filemom. Parece que Onésimo havia furtado e causado prejuízos a Filemom. Paulo então faz uma suplica para que Filemom recebesse Onésimo de volta como um irmão em Cristo (vers. 12-16).E a carta a Filemom deixa claro que Onésimo é o tal escravo fugitivo (v. 10), isto é, uma das propriedades perdidas de Filemom. Insinua que antes de fugir não tinha boa fama, an-tes, era considerado um inútil (achreston/euchreston – v. 11).Onésimo era seu nome e ele se tornou filho de Paulo no período em que o apóstolo esteve na prisão, provavelmente em Roma.
Onésimo
Basicamente Onésimo foi um escravo fugitivo pertencente à Filemom. O nome Onésimo significa “útil”, e era um nome comum dado aos escravos da época.
A carta de Paulo a Filemom é uma intercessão do apóstolo pela vida de um escravo chamado Onésimo. O que o apóstolo fez por ele, é muito semelhante ao que Cristo fez por nós, pois como Paulo intercedeu em favor de Onésimo, Jesus Cristo intercede em nosso favor.
Filémon, Filêmon ou Filemom como está na Bíblia (consoante a grafia escolhida por tradutores tanto portugueses como brasileiros), era cristão e amo ou dono de escravos. A sua casa situava-se em Colossas, cidade da parte sudoeste da Ásia Menor, e servia de local de reunião para a congregação de cristãos naquela região.
O quê Onésimo fez para Filemom
Onésimo então volta para Colossos com a carta de Paulo em mãos, numa viajem de aproximadamente dois mil quilômetros, dependendo da rota escolhida por ele. Na carta, o Apóstolo roga para que Filemom receba-o não como um escravo fugitivo, mas como um irmão em Cristo.A carta a Filemom é um pedido de Paulo para que Onésimo seja recebido de volta, não mais como um escravo, mas como um irmão em Cristo que poderia ser muito útil no trabalho do Senhor. Data: 62 d.C.Que tem amor. Possui Riquezas e foi convertido ao cristianismo por São Paulo.