Quais são os sistemas de alto fluxo? Verifique isto – Quais são os sistemas de alto fluxo na oxigenoterapia
A oxigenoterapia de alto fluxo é aplicada com uma cânula nasal de alto fluxo (CNAF) especial bi-nasal e um circuito inspiratório aquecido.Tipos de oxigenoterapia e como funcionam
- Baixo Fluxo: É caracterizado por fornecer fluxo de oxigênio complementar, suprindo as necessidades do paciente.
- Alto fluxo: Entre os tipos de oxigenoterapia, esse é responsável por ofertar um fluxo maior de oxigênio, atendendo à necessidade do paciente.
Sistemas de Alto Fluxo: Os sistemas de alto fluxo fornecem uma determinada concentração de oxigênio em fluxos iguais ou superiores ao fluxo inspiratório máximo do paciente, assim asseguram uma FiO2 precisa e estável.
Fluxômetro O2; • Luvas de procedimento; • Sistemas de baixo fluxo: o Cateter nasal tipo óculos; o Cateter nasal; o Máscara facial; o Máscara com reservatório; o Máscara de traqueostomia.
Quando usar CNAF
Em pacientes de alto risco e/ou obesos, submetidos à cirurgia cardíaca ou torácica, o painel sugere o uso da CNAF em comparação ao uso convencional de oxigênio para prevenir falência respiratória no período pós-operatório imediato. (RECOMENDAÇÃO CONDICIONAL).Inicialmente define-se uma FIO2 (fração de oxigênio inspirado) de 1,0 (100% de oxigênio) e, subsequentemente, esse valor é reduzido até o menor nível necessário para manter uma oxigenação adequada. . A PEEP permite usar níveis mais baixos de fração inspirada de oxigênio (FIO2) enquanto preserva a oxigenação arterial.Quais são os tipos de sistemas de oxigênio O oxigênio pode ser ofertado em três tipos de sistemas: concentrador de oxigênio, sistema líquido ou oxigênio pressurizado em um cilindro de metal.
Passo a passo para utilização da CNAF:
- iniciar com fluxo de 40 L/min. Titular ao maior valor tolerado para manter FR < 25 ipm, considerando também conforto e alívio da dispneia;
- titular FiO2 (iniciar com 60%) para SpO2 entre 94 e 96%;
- avaliar resposta em 30 a 60 min.
- descontinuar a terapia se fluxo < 15 L/min.
É considerado um dispositivo de Oxigênação de alto fluxo
MÁSCARA DE TRAQUEOSTOMIA: utilizada em pacientes com traqueostomia, pode atingir FiO2 de 35 a 60% com fluxo de 6–15 L/min(dependendo do fluxo, pode ser considerada “alto fluxo”).Cateter/Cânula nasal
O que precisa se ter em mente é: A cada 1 L/min corresponde a um acréscimo de 3-4% na FiO2 do ar ambiente.Recomenda-se a utilização de cateter nasal de oxigênio com até 5L/min sem necessidade de umidificação e não se recomenda a utilização de máscaras de Venturi®. Se o paciente não atingir a SpO2 alvo, recomenda-se ajustar o fluxo de O2 entre 10 e 15 L/min com máscara reservatório não reinalante.
Temos três parâmetros que sempre serão setados por nós. A Fração inspirada de O2 (FIO2), a PEEP e a frequência respiratória (FR). Ué, mas a gente não seta a pressão Sim, no PCV e o volume no VCV, por isso disse que esses três serão sempre setados, os demais variam, de acordo com o modo selecionado.
A PEEP possui direta relação não só com a mecânica pulmonar, mas também com a hemodinâmica do paciente. A PEEP > 5 cmH2O auxilia na abertura desses alvéolos colapsados, porém aumentam também o esvaziamento do VE (boa para os cardiopatas congestos) e piora o retorno venoso (péssimo para pacientes hipovolêmicos).
Dessa forma, pode ser encontrado em três formas de isótopos estáveis: oxigênio 16, oxigênio 17 e oxigênio 18. Suas ocorrências no meio ambiente são de, respectivamente, 99,75%, 0,37% e 0,20%.
Qual a diferença entre cateter nasal é máscara de Venturi
Recomenda-se a utilização de cateter nasal de oxigênio com até 5L/min sem necessidade de umidificação e não se recomenda a utilização de máscaras de Venturi®. Se o paciente não atingir a SpO2 alvo, recomenda-se ajustar o fluxo de O2 entre 10 e 15 L/min com máscara reservatório não reinalante.Máscara de Venturi – é um sistema de alto fluxo, no qual o oxigênio passa por um orifício sob pressão, causando aspiração do ar ambiente para o interior da máscara. Desta forma, o paciente respira a mistura de ar ambiente mais oxigênio.Quais são os tipos de sistemas de oxigênio O oxigênio pode ser ofertado em três tipos de sistemas: concentrador de oxigênio, sistema líquido ou oxigênio pressurizado em um cilindro de metal. A escolha certa depende de quanto e quando você precisa dele, e de suas atividades diárias.