Porque Otan bombardeou a Sérvia? Verifique isto – Porque a OTAN invadiu a Sérvia
De acordo com a OTAN, a operação buscava deter os abusos de direitos humanos no Kosovo, e foi a primeira vez que a organização usou a força militar sem a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Os ataques aéreos duraram de 24 de março de 1999 a 10 de junho de 1999.Países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Europa Oriental – Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia – acionaram o Artigo 4º da organização para lançar consultas dentro da aliança sobre o ataque da Rússia à Ucrânia.
A resposta foi dada através do envio de tropas da Otan para o confronto com os iugoslavos. Esse fato ficou conhecido como a guerra de Kosovo e só teve fim após 78 dias de intensos bombardeios e milhares de mortes. Desde então, Kosovo busca obter sua independência e reconhecimento como Estado-Nação.
A OTAN, alegando motivos humanitários e buscando evitar uma limpeza étnica (se refere a expulsão ou eliminação de uma etnia de um determinado território) promovida pelo Milosevic para expulsar os kosovares, de etnia albanesa, e fazer dos sérvios a maioria em Kosovo, interviu na guerra e obrigou Milosevic a aceitar o …
Porque Rússia teme a Otan
A Rússia diz que a entidade é expansionista, agressiva e lhe representa uma ameaça. A Otan aponta que jamais houve uma promessa feita à Rússia de expansão da entidade após a Guerra Fria.E a Rússia quer evitar isso a todo custo porque, segundo seu presidente, Vladimir Putin, o avanço da Otan até as bordas do seu território representa uma ameaça à sua segurança. Enquanto isso, a Otan afirma que qualquer país independente é livre para almejar a entrada na organização.O país é considerado um parceiro da Otan, o que sinaliza que pode ingressar na aliança num momento futuro, mas não garante um apoio coletivo. "A principal razão pela qual a Ucrânia sofre com a falta de apoio militar se deve ao fato de o país não integrar a Otan.
Ao mesmo tempo, em 1999, os russos desconfiaram das intenções da Otan, com o bombardeio de Kosovo", afirma o historiador, mencionando as guerras de independência e reconquista da zona separatista da Chechênia e a incursão militar humanitária da Otan contra os iugoslavos, que atacou a área sem agressão a membros da …
Por que o Brasil não reconhece a independência do Kosovo
O governo brasileiro não apóia a independência do Kosovo por ter ocorrido de maneira unilateral e somente a reconhecerá quando for o resultado de um acordo político com a Sérvia, sob a condução das Organizações das Nações Unidas (ONU).O ex-presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic morreu no centro de detenção do tribunal de Haia, na Holanda. O tribunal afirmou que ele foi encontrado morto em sua cela na manhã deste sábado. Ainda não se sabe qual foi a causa da morte, mas não há indícios de que o ex-líder sérvio teria cometido suicídio.Aliança militar ocidental criada há mais de 70 anos, no contexto da Guerra Fria, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é central para explicar a Guerra da Ucrânia e seus desdobramentos. O desejo de Kiev de se unir ao grupo foi a justificativa da Rússia para invadir o país vizinho, em 24 de fevereiro.
Suécia: armas e intenções de adesão
A Suécia nunca consagrou sua neutralidade em sua Constituição. “Entretanto, a Suécia não luta nem participa de alguma guerra desde o início do século 19. E, a partir disso, desenvolveu-se uma tradição de neutralidade”, explica Gehler.
No contexto de um conflito como o da Ucrânia, isso provavelmente significaria uma zona na qual os aviões russos não poderiam voar, para impedir que eles realizassem ataques aéreos contra a Ucrânia. A Otan impôs zonas de exclusão aérea em países não membros antes, incluindo Bósnia e Líbia.
Estados Unidos
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO, na sigla em inglês) é uma aliança militar realizada pelos países da América do Norte e da Europa Ocidental sob a liderança dos Estados Unidos.
Quem é mais forte Rússia ou Otan
"A aliança da Otan é mais forte e a Rússia é mais fraca devido ao que (o presidente russo Vladimir) Putin fez", disse Harris, enquanto seu anfitrião, o presidente Andrzej Duda, denunciou a invasão das forças russas, que descreveu como "barbárie com características de genocídio ".Sem interesses de segurança nacional. Em primeiro lugar, a Ucrânia não está próxima geograficamente. O país não está localizado na fronteira dos EUA e nem abriga uma base militar americana. Ele também não possui reservas estratégicas de petróleo e não é um grande parceiro comercial.Algumas coisas que aqueceram a tensão entre os dois países foi o reconhecimento, por parte da Rússia, da independência de regiões separatistas na Ucrânia em Donetsk e Luhansk.