Porque o pai da noiva que paga o casamento? Verifique isto – Quem paga o casamento é o pai da noiva
Quando o assunto é pagar o casamento, muitos deduzem de cara que, conforme a tradição, o pai da noiva é quem paga a cerimônia e a festa, enquanto o pai do noivo fica responsável pelas despesas com a lua de mel e a nova casa dos noivos.Em famílias mais tradicionais é costume da família da noiva assumir os gastos da cerimônia e festa de casamento, deixando para o noivo a lua de mel e a casa ou apartamento onde irão morar os noivos. Mas os tempos são outros. As tradições já não são mais regras a serem seguidas.
A família da noiva oferecia uma espécie de herança, ou seja, o dote para o noivo. “O dote era uma espécie de antecipação da herança a que a noiva teria direito. Esses bens materiais poderiam ser dinheiro, terras, escravos, roupas e joias.
Atualmente, a família da noiva passou a pagar o dote diretamente à família do noivo. Isso acontece para cobrir os custos do casamento, como também se transformou em uma fonte de renda.
O que o pai da noiva faz
O pai acompanha a noiva até o altar para simbolizar que ele não é mais quem cuidará dela, passando o posto para outra pessoa, é uma forma simbólica de confiar sua filha à alguém que vai amá-la e respeitá-la com todo o cuidado do mundo.3. Se a noiva não deseja excluir nenhum dos pais. O pai e a mãe entram juntos com a noiva. Esta é uma configuração emprestada da tradição judaica onde tanto o noivo quanto a noiva entra acompanhado de ambos os pais.Por tradição, é o homem que compra o anel de compromisso, mesmo que hoje em dia as mulheres já estejam mais independentes, na maioria das vezes continua a tradição do homem comprar a aliança.
Segundo o Código Civil a celebração do casamento civil é gratuita. O que é cobrado é uma taxa no Cartório de Registro Civil referente às custas do processo de habilitação e registro. Essa taxa varia de acordo com cada Estado e é atualizada anualmente.
Quando acabou o dote no Brasil
A partir do século XVIII, no entanto, o valor do dote foi decaindo até que no século XIX a transformação nesta questão matrimonial foi mais acentuada, onde o enxoval deixou de ser parte do dote e este era concedido por “bens de representação” como jóias, cavalos, escravos e dinheiro.Em uma família de classe média, o desembolso pode chegar de 300.000 a 400.000 rúpias (entre 5.400 e 7.100, algo exorbitante em um país no qual a renda per capita é de pouco mais de 2.700 ao ano), já que a "organização" do casamento inclui jóias, vestidos e bens materiais tanto para a namorada como para a família …16Se um homem seduzir uma virgem que ainda não estava prometida em casamento, e se deitar com ela, deverá pagar seu dote completo e ela se tornará sua esposa. 17Contudo, se o pai dela recusar-se a entregá-la, ainda assim o homem terá de pagar o equivalente ao dote das virgens.
E na ausência do pai (e padrasto), algumas noivas optam por entrar acompanhadas de outra figura masculina, como avô, tio ou irmão.
A noiva prefere entrar sozinha
Se a noiva não concorda com a ideia de ser “entregue”, ou apenas se sente mais confortável caminhando sozinha até o altar, ela deve fazer como se sentir melhor.
Seguindo a tradição dos casamentos, a entrada do cortejo começa pelo noivo – acompanhado da sua mãe, que fica ao seu lado esquerdo. Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo.
Porque um homem casado tira a aliança
Alguns homens casados não usam aliança porque simplesmente não estão habituados ao toque do metal no dedo. Muitos nunca usaram anéis e não se sentem confortáveis por sentir algo a prender o dedo. Existem muitas pessoas alérgicas a metais, mesmo aos mais preciosos, causando irritação e mau estar.Acreditar que usar aliança de outra pessoa dá azar está ligado ao fato que ela pode trazer ao novo relacionamento os problemas que tumultuaram relação de quem usou ela no passado.O pai da noiva paga as despesas do casamento
Já não há obrigatoriedade do pai arcar com as despesas do casamento da filha, ao menos que ele possa e queira assumir estas despesas. Hoje em dia, muitos pais, tanto da noiva quanto a do noivo, ajudam voluntariamente com os preparativos e gastos, mas isso não é uma regra.