Porque Habacuque orou ainda que a figueira não floresça? Verifique isto – Porque o profeta Habacuque disse ainda que a figueira não floresça
Ou seja, se a figueira floresce é porque bons tempos estão por vir, mas se não floresce ainda é porque não vem o tempo bom.A oração de Habacuque é para Deus implementar (avivar) a sua obra. Embora fosse anunciado pelos profetas que Deus haveria de levantar os caldeus para castigar o povo de Israel, quando os profetas contavam a maravilhosa obra, o povo não cria.
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.”
O profeta pediu avivamento porque Israel precisava acordar. Seus líderes estavam dormindo o sono do comodismo e da inércia espiritual. Ele sabia que o povo havia pecado e, consequentemente, seria julgado e condenado.
Por que Habacuque fez a oração do Capítulo 3
(Habacuque 3:1-2) Um apelo por avivamento
Nesse sentido, no caso desse capítulo 3, Deus aqui já havia respondido a Habacuque, onde para fechar o livro, o profeta deseja realizar uma oração ao Senhor.É da azeitona que é extraído o azeite. Logo, pense na decepção de quem olha para uma oliveira tão bela esperando que, ao prensar da azeitona, jorre o azeite. É justamente o que não acontece! Está enxergando na oliveira, tem jeito de que possui azeite, mas quando o aperto vem, o produto mente.O capitulo de Habacuque 3 é uma forma de salmo. É um chamado profético que Habacuque conclama os justos a fortalecerem sua esperança no Senhor. Ele trás à memória sobre a meditação dos atos passados do Senhor. Ora para crise que seu povo vivia e alegra sobre a libertação vindoura.
É a celebração do justo, em tom de lamentação, cheia de estremecimentos e temores, porém com uma certeza: a justiça um dia se tornará realidade, porque o Deus dos justos é o Deus vivo que age na história (3:1-19).
Qual era a situação do povo da época de Habacuque
O profeta Habacuque viveu num período de crise, sobretudo espiritual, onde o povo escolhido de Deus estava perdendo a sua identidade. Toda essa situação fez com que Habacuque questionasse ao Senhor com relação a uma aparente indiferença de Deus para com a terrível realidade de sua época.O profeta Habacuque apresenta uma mensagem que mostra como é possível viver de uma forma vitoriosa, no meio de muitas calamidades que podem vir a nós. De início ressalto uma frase que não está neste livro, mas que pode sintetizar todo o seu conteúdo: "A fé e a base da esperança em Deus".A lição que o profeta deixa com seu livro é uma já conhecida no meio cristão: “o justo viverá pela sua fé”. Quando questionamos os acontecimentos à nossa volta, quando as situações nos pressionam e nós começamos a reclamar, precisamos ter um atitude: crer.
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”
Azeitona
A Azeitona é o fruto da oliveira, mundialmente utilizado na culinária como ingredientes para diversos pratos. A Oliva como também é conhecido ajuda na saúde ocular e prevenção do câncer.
O profeta Habacuque se preocupava seriamente com a desobediência do povo em relação aos mandamentos de Deus. Esses traços da personalidade e do caráter de Habacuque nos são revelados através de seus diálogos com Deus, através de seus dolorosos questionamentos e suas suplicas.
O que estava acontecendo no tempo de Habacuque
Foi contemporâneo de Jeremias, tendo possivelmente presenciado a desastrosa morte do rei Josias, passando o cruel reinado de Jeoaquim, exílio de Daniel, deportação do rei Joaquim, e eventualmente até tenha visto a destruição de Jerusalem, evento sobre o qual profetizou com 20 anos de antecedência.Diante dessa resposta, Habacuque ficou horrorizado e questionou como isso poderia ser justo (Habacuque 1:13). Os babilônios eram ainda piores que os judeus e também mereciam castigo. Além de violentos, cruéis e injustos, os babilônios ainda eram idólatras.Além disso, a maior parte das oliveiras só dá frutos depois dos 15 anos de vida. Mantenha sua planta em solo bem drenado – a espécie não tolera solos encharcados – e adubado com fertilizante mineral misto com micro e macronutrientes na composição. Assim, as raízes da oliveira podem atingir até 5 m de profundidade.