Porque Habacuque fala ainda que a figueira não floresça? Verifique isto – O que quer dizer ainda que a figueira não floresça
“Ainda que a figueira não floresça…” – que declaração extraordinária! Nem todos os nossos sonhos vão se realizar; nem todos os nossos projetos darão certo; nem todos os nossos desejos serão satisfeitos.Ou seja, se a figueira floresce é porque bons tempos estão por vir, mas se não floresce ainda é porque não vem o tempo bom.
É da azeitona que é extraído o azeite. Logo, pense na decepção de quem olha para uma oliveira tão bela esperando que, ao prensar da azeitona, jorre o azeite. É justamente o que não acontece! Está enxergando na oliveira, tem jeito de que possui azeite, mas quando o aperto vem, o produto mente.
O capitulo de Habacuque 3 é uma forma de salmo. É um chamado profético que Habacuque conclama os justos a fortalecerem sua esperança no Senhor. Ele trás à memória sobre a meditação dos atos passados do Senhor. Ora para crise que seu povo vivia e alegra sobre a libertação vindoura.
O que podemos aprender com o profeta Habacuque
Tal como Jeremias e Joseph Smith, Habacuque fez perguntas sinceras e audaciosas a Deus que denotavam preocupação por seu povo e com os planos que o Senhor tinha para eles. Ao estudar o livro de Habacuque, os alunos vão aprender o valor de levarem suas preocupações e dúvidas ao Pai Celestial em sincera oração.“Então, Jesus contou a seguinte parábola: certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Então disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terraO profeta Habacuque viveu num período de crise, sobretudo espiritual, onde o povo escolhido de Deus estava perdendo a sua identidade. Toda essa situação fez com que Habacuque questionasse ao Senhor com relação a uma aparente indiferença de Deus para com a terrível realidade de sua época.
O profeta Habacuque apresenta uma mensagem que mostra como é possível viver de uma forma vitoriosa, no meio de muitas calamidades que podem vir a nós. De início ressalto uma frase que não está neste livro, mas que pode sintetizar todo o seu conteúdo: "A fé e a base da esperança em Deus".
Pode o fruto da oliveira mente
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”Azeitona
A Azeitona é o fruto da oliveira, mundialmente utilizado na culinária como ingredientes para diversos pratos. A Oliva como também é conhecido ajuda na saúde ocular e prevenção do câncer.É a celebração do justo, em tom de lamentação, cheia de estremecimentos e temores, porém com uma certeza: a justiça um dia se tornará realidade, porque o Deus dos justos é o Deus vivo que age na história (3:1-19).
Essa parábola nos mostra a verdade de que se um simples homem se importou com a figueira estéril de tal modo que se comprometeu a trabalhar nela por mais uma ano, mais ainda Deus se importa com o homem e se mostra magnânimo e paciente.
Mas você sabia que a figueira primeiro produz o fruto e depois é que nascem as suas folhas Ou seja, mesmo fora de época uma figueira com folhas traz a promessa de conter frutos!
O profeta Habacuque apresenta uma mensagem que mostra como é possível viver de uma forma vitoriosa, no meio de muitas calamidades que podem vir a nós. De início ressalto uma frase que não está neste livro, mas que pode sintetizar todo o seu conteúdo: "A fé e a base da esperança em Deus".
Quem era o povo de Habacuque
Habacuque foi um profeta que provavelmente viveu nos anos antes do exílio na Babilônia. A Bíblia não nos revela muito sobre Habacuque mas ele registrou uma conversa que ele teve com Deus. Essa conversa está no livro de Habacuque.Tal como Jeremias e Joseph Smith, Habacuque fez perguntas sinceras e audaciosas a Deus que denotavam preocupação por seu povo e com os planos que o Senhor tinha para eles. Ao estudar o livro de Habacuque, os alunos vão aprender o valor de levarem suas preocupações e dúvidas ao Pai Celestial em sincera oração.Os faraós levavam figos secos às suas tumbas para alimentar suas almas durante a viagem à outra vida. Além disso, acreditavam que a deusa Hathor surgiria de uma figueira mítica para dar as boas-vindas ao paraíso.