Por que os católicos usam terço? Verifique isto – Qual é o objetivo do terço
Rezar o terço é um sinal de devoção a Jesus e Maria. Por meio dessa oração, estabelecemos uma conexão íntima com Deus através do coração da Boa Mãe.A origem do terço é muito antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar as suas orações vocais. Em 1328, segundo a lenda, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do Rosário para a salvação do mundo.
Ela surgiu em frente ao beato Alano de Rupe (1428-1475), também da ordem de São Domingos que, inspirado pela Mãe de Deus, criou as agrupações de 50 Ave-Marias, conhecidas como Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Acrescentou, também, o Pai-Nosso no início de cada dezena.
Devemos rezar o Terço todos os dias, conforme insistiu Nossa Senhora em sua aparição em Fátima. O Rosário, depois da Santa Missa é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus. Podemos rezá-lo para: Entrar em contato com Deus.
Quem criou o terço católico
Alan de Rupe
O instrumento de reza representa a terça parte do Rosário – conjunto de orações proposto pelo frade Alan de Rupe em 1470. Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos.O principal propósito dessa oração é fortalecer nossa confiança na misericórdia de Deus e reforçar em nós esse mesmo sentimento para com nossos irmãos e irmãs.Na terceira aparição Nossa Senhora lhes disse: “Quando rezarem o Rosário, digam depois de cada mistério: 'Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, especialmente as mais necessitadas'”.
O Rosário é tradicionalmente dividido em três partes iguais, com cinquenta contas cada e que, por corresponderem à terça parte, foram chamadas de Terço.
Por que devemos rezar antes de dormir
Rezar antes de dormir significa que a partir deste instante a nossa vida fica em poder do sagrado, do divino, do mistério, sob o olhar de Deus – Ele, o Criador, que no mais profundo de todas as noites vela, guarda e pacifica suas criaturas!Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Seja pela manhã, de noite ou até mesmo na madrugada, busque a Deus em Espírito e em Verdade (João 4:23).Em Fátima, Nossa Senhora solicitou aos pastorinhos, e a todo o mundo, quatro apelos, quatro pedidos da mais candente atualidade. São eles: a fé viva e testemunhada, a conversão, a paz e a esperança.
Como rezar o Terço
- Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
- Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
- Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
- Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo.
Chamada de vesperas, é realizada ao entardecer, quando o dia declina para receber a noite (18:00 horas) e objetiva agradecer a Deus pelo bem que recebemos ou fizemos durante o dia.
Por que devemos rezar às 18 horas
Jesus recomenda a nós, nesses momentos, para insistir e a não nos darmos por vencidos. A oração sempre transforma a realidade, a oração sempre transforma, sempre, transforma a realidade: se não mudam as coisas à nossa volta, pelo menos muda a nós, muda o nosso coração.Uma pergunta: por que a noite não se deve orar Uma resposta: À noite não se oram os salmos, porque a noite é da negatividade, isto é, desde o anoitecer até à meia-noite.Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.