Por que não fazer overclock? Verifique isto – Faz mal fazer overclock no processador
Desvantagens do overclock
Pode deixar o sistema instável, apresentando erros e lentidão; Aumenta o consumo de energia do computador; Aumenta a temperatura do processador e de todos os componentes internos, podendo causar danos permanentes e até pegar fogo; Perda de garantia.O uso prolongado de overclock reduz a vida útil do seu sistema e desatenção no processo pode derreter circuitos, tornando-os inúteis. Vale lembrar que a garantia dada pela maioria dos fabricantes não cobre danos causados por overclock.
O overclock de um componente em seu computador – geralmente o processador e, ocasionalmente, a placa gráfica – faz com que seu computador funcione mais rápido do que o previsto originalmente. Isto permite melhorar o desempenho de seu computador sem gastar dinheiro para atualizar ou melhorar seu PC.
Overclocking vai encurtar a vida útil do CPU/GPU
Esse processo leva muitos anos, por isso não é normalmente uma preocupação. No entanto, o excesso de calor produzido por fazer o overclock de um processador automaticamente diminui sua vida útil.
Qual pode ser o grande problema do overclock *
Caso o processo seja feito de forma incorreta, você pode até mesmo inutilizar peças do seu computador. Um dos grandes problemas da realização de overclock é o fato de que as partes utilizadas no procedimento começam a gerar muito mais calor do que o seu “normal”.Como exemplo, um dado o processador AMD Ryzen, que teria uma estimativa vida útil de 10 anos pode ser estendida para quase 13 anos alternando apenas para nossa ferramenta.QUAL O LIMITE DE DOSES DIÁRIAS QUE POSSO CONSUMIR DE OVERCLOCK Recomendamos que você não ultrapasse 2 doses por dia.
Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz, mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware.
O que estraga processador
O superaquecimento também é um dos fatores que encurtam a vida útil de uma CPU. Um sistema de refrigeração que não consegue manter o interior da máquina abaixo de 50 ºC pode causar problemas de desempenho no processador. Fazer overclocking do PC é outra razão pela qual muitos chips queimam.Há vários fatores que podem afetar o funcionamento das CPUs de um computador. Entretanto, existem 4 causas mais comuns que fazem o processador queimar ou ficar danificado: vida útil, superaquecimento, overclocking do PC, sobrecarga de energia elétrica.Overclock é indicado para qualquer atividade que exija foco, concentração, raciocínio e disposição.
Se você busca o máximo desempenho do seu computador mas não quer gastar uma fortuna com atualizações, saiba que você pode fazer overclock da sua máquina. Isso aumentará o poder de processamento do seu computador, fazendo com que ele, ou sua CPU, ultrapasse sua velocidade máxima original.
Como exemplo, um dado o processador AMD Ryzen, que teria uma estimativa vida útil de 10 anos pode ser estendida para quase 13 anos alternando apenas para nossa ferramenta.
Outro problema é a redução na vida útil do processador. Isso acontece porque ao aumentar a tensão na CPU e as velocidades do clock, o estresse na peça também será maior. Quanto mais ela operar ao máximo, mais esforço irá fazer, e consequentemente, o desgaste será maior.
Qual o pior tipo de processador
Conheça sete processadores que decepcionaram e entenda o motivo
- AMD Bulldozer.
- Intel Itanium.
- IBM PowerPC G5.
- Pentium P3 1.13 GHz.
- Cyrix Media GX.
- Snapdragon 810.
- Cell Broadband Engine.
8 anos de uso.Como exemplo, um dado o processador AMD Ryzen, que teria uma estimativa vida útil de 10 anos pode ser estendida para quase 13 anos alternando apenas para nossa ferramenta.