Por que competir é importante? Verifique isto – Porque o ser humano gosta de competir
O sentimento de competitividade. A vontade quase instintiva, nem sempre racional, de ganhar do outro “grupo”, de conquistar a vitória e se sentir o vencedor, o melhor. Mas só vencer os outros não basta. Há também o desejo intrínseco de ultrapassar e superar os próprios limites já alcançados.Uma disputa vale mais que mil vitórias fáceis. No esporte, o que vale é competir. Esta máxima é muitas vezes entendida como uma consolação para os perdedores.
Nele, Kohn afirma que competir não mede efetivamente as competências e habilidades do indivíduo, mas acaba com os seus talentos, reduz a autoestima e aumenta a insegurança. Segundo ele, a competição somente tem competência para mensurar a resiliência das pessoas durante as dificuldades.
A competição é fator importante na vida de todas as pessoas e saber lidar com os fatores inerentes como, respeito às regras, respeito ao próximo, saber perder e não querer “ganhar” a qualquer custo, buscando sempre se esforçar mais para vencer, pode contribuir de forma incisiva para uma sociedade melhor e mais justa.
Quais os benefícios de competir
Porque participar de competições
- Competir também é For Fun.
- Manter a motivação e frequência nos treinos.
- Superar os próprios limites.
- Melhorar suas técnicas e condicionamento físico.
- Ter disciplina em atitudes saudáveis.
- Se preparar para os desafios do dia a dia.
- Ter contato com equipamentos de ponta.
Barão de Coubertain
O importante é competir, disse o Barão de Coubertain.Quando falamos em competição, quase sempre o que nos vem à mente a superação dos nossos adversários, o que faz sentido. Entretanto, também precisamos superar a nós mesmos, ou seja, vencer as nossas crenças limitantes, os nossos medos, as nossas dificuldades e fazer hoje melhor do que conseguimos fazer ontem.
As vantagens da competição é que essas colocam a pratica de alguns valores em ação, como por exemplo, respeitar seu adversário, ser honesto no jogo mesmo que isso resulte em perca de benéficos, aprender a perder e ganhar, reforçar o sentido de coletividade.
É bom ser uma pessoa competitiva
Ser uma pessoa competitiva é muito bom por ser uma capacidade de alavancar resultados altamente satisfatórios. Mas quando levado muito além da ética e respeito mútuo, o profissional pode acabar não fazendo a sua parte, pensando no coletivo, podendo beneficiar seu departamento, porém prejudicando outros.O importante não é vencer, nem tão pouco apenas competir…. o importante é competir para vencer. Dessa forma ou seremos os vencedores ou conheceremos aqueles para os quais devemos homenagear reais valores." Competir Não é o importante,ganhar é o importante.Quando falamos sobre a prática esportiva, a competição, se bem orientada, pode ser algo saudável e ajudar a formar uma série de valores e comportamentos na criança e no adolescente, como responsabilidade, comprometimento, disciplina, cooperação, amizade, companheirismo.
Esse seria o ambiente ideal para o desenvolvimento saudável da sociedade. Desde os tempos antigos cooperação e competição dividem espaço nas relações entre os seres humanos, pois somos levados a ser competitivos (egoístas) e igualmente cooperativos (altruístas).
Pelo contrário, ser competitiva tem várias vantagens, principalmente no mundo dos negócios.
- O pódio é o limite.
- Você não precisa pedir perdão.
- Porque não há nada melhor do que se doar 100%
- Você não precisa fingir ser o que não é
- Você ensina aos outros como perder com dignidade.
- Você trabalha e se diverte.
Por isso, listamos 6 dicas para você ter o melhor desempenho:
- Cheque a sua inscrição no evento para evitar transtornos. As competições, geralmente, possuem muitas pessoas inscritas, o que pode dificultar a disseminação das informações.
- Hidrate-se.
- Alimentação.
- Descanso.
- Controle Emocional.
- Check list.
Quais são os pontos positivos da competição
4 – Desenvolver para crescer: a competitividade aumenta a produtividade e desenvolve a capacidade do colaborador lidar com crises, de forma rápida e assertiva. Um bom exemplo disso é quando um profissional passa a mudar a forma como entrega as tarefas, pois aprendeu um caminho melhor ao ver outra pessoa se destacando.Outros benefícios associados às competições esportivas estão relacionados com a estimulação da criatividade e das capacidades cognitivas de memória, concentração e raciocínios estratégicos dos seus colaboradores, através dos inúmeros fundamentos técnicos e das táticas (ataque e defesa) inerentes ao esporte.As vantagens da competição é que essas colocam a pratica de alguns valores em ação, como por exemplo, respeitar seu adversário, ser honesto no jogo mesmo que isso resulte em perca de benéficos, aprender a perder e ganhar, reforçar o sentido de coletividade.