Por que Arão fez o bezerro de ouro? Verifique isto – Qual foi o pecado de Arão
Arão, aos prantos, lamenta a desobediência diante de Deus e Joana tenta consolá-lo, mas ele confessa que foram destemperados e que deveriam levar o povo a crer. Zìpora e Josué também lamentam diante de Moisés o destino do líder, que conclui que a lei de Deus é boa, mas que sem Ele é impossível cumpri-la.O mito do Bezerro de Ouro, relatado na Bíblia, é abordado neste artigo com o objetivo de destacar que a luta entre as polaridades matriarcal e patriarcal da consciência é arquetípica e, do mesmo modo como esteve presente nos primórdios da nação do povo de Israel, quando a consciência patriarcal foi fortemente …
Ao construir um novo ídolo, eles retomaram a escravidão no âmago de cada alma. O resultado dessa história é bastante conhecido. Como punição divina, os hebreus foram mantidos quarenta anos peregrinando no deserto, para que apenas a nova geração – que não conheceu o chicote – adentrasse a terra prometida.
Na linguagem corrente, a expressão "bezerro de ouro" tornou-se sinônimo de um falso ídolo, ou de um falso "deus" por exemplo, simbolicamente, o dinheiro.
Qual era a função de Arão
Tornou-se escolhido por Deus como porta-voz (profeta) de Moisés (que teria problemas de dicção de acordo com a tradição), e serviu como orador junto do Faraó, nas diligências que permitiram a realização do Êxodo e da libertação do povo hebreu do Egito, em direcção à Terra prometida.Arão é escolhido como sumo-sacerdote
Como sumo sacerdote, Arão foi o líder espiritual da nação. Ele tinha a responsabilidade de representar o povo perante Deus, intercedendo por ele e oferecendo os sacrifícios necessários.Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem 'inclinados ao mal' (ver Êxodo 32:22), pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam 'todas as palavras, que o Senhor tem falado' (Êxodo 20; 24:3–4)” (Ellis T.
Os “touros de ouro” na Bíblia são estátuas na forma de um touro. Eram usados como objetos religiosos. O touro era um símbolo importante de poder e fertilidade no antigo Oriente Próximo.
Quantos morreram com o bezerro de ouro
Êxodo 32:15–29. Moisés destrói as tábuas de pedra e o bezerro de ouro, e os levitas matam 3.000 israelitas rebeldes.35 Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, e roupas. 36 E o Senhor deu agraça ao povo aos olhos dos egípcios, e davam-lhes o que pediam; e eles despojaram os egípcios.Enquanto Moisés estava no Monte Sinai falando com o Senhor, os filhos de Israel fizeram um bezerro de ouro e começaram a adorá-lo. O Senhor disse a Moisés que aqueles que não se arrependessem seriam destruídos. Moisés desceu da montanha e destruiu as tábuas de pedra que recebera do Senhor, bem como o bezerro de ouro.
Êxodo 32: O Bezerro de Ouro.
Sobrenome ibérico, com origem no personagem bíblico Arão (ou Aarão), do hebraico Aharon, cujo significado é frequentemente aceito como “o iluminado” ou “o inspirador”, embora versões como “montanha forte” ou “montanhês” também sejam usadas.
Aarão
Enquanto Moisés recebia os dez mandamentos no monte Sinai, Aarão recebeu o seguinte pedido do povo: “Faz-nos ídolos, para que tenhamos deuses que nos guiam, pois não sabemos o que foi feito desse Moisés que nos tirou do Egito.” (Êxodo 32). Aarão coletou brincos de ouro e moldou um bezerro que foi adorado pelo povo.
Qual era a função de Arão na Bíblia
Tornou-se escolhido por Deus como porta-voz (profeta) de Moisés (que teria problemas de dicção de acordo com a tradição), e serviu como orador junto do Faraó, nas diligências que permitiram a realização do Êxodo e da libertação do povo hebreu do Egito, em direcção à Terra prometida.Arão foi um dos líderes do povo de Israel
Nessa ocasião, juntamente com Hur, ele sustentou as mãos de Moisés erguidas até que os israelitas vencessem a batalha (Êxodo 17:8). Quando chegaram ao Monte Sinai, Arão esteve entre aqueles que receberam permissão de se aproximarem da presença do Senhor.Queriam reduzir Javé a um ídolo, deus manipulável.