Pode trabalhar 12h em pé? Verifique isto – Quanto tempo um funcionário pode ficar em pé
E a resposta não é tão simples. A primeira coisa que devemos saber é que, independentemente da profissão, são devidos aos funcionários intervalo de 15 minutos, caso a jornada de trabalho seja superior a 4 horas e não superior a 6 horas; e de, no mínimo, 1 hora, se a jornada de trabalho for superior a 6 horas.O que diz a legislação O parágrafo único do art. 199 da Consolidação das Leis do Trabalho determina que: “Quando o trabalho deva ser executado de pé, os empregados terão à sua disposição assentos para serem utilizados nas pausas que o serviço permitir”.
Ainda segundo o art. 71 da CLT: “Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.
A pesquisa “O trabalho e a relação com os pés, tornozelos e joelhos” mostrou que 94% dos trabalhadores que ficam 8 horas em pé sofrem com dores. Isso porque este profissional está exposto a riscos como lesão e má circulação sanguínea.
Quem trabalha em pé direitos
São direitos desses trabalhadores: Descanso de 15 minutos, caso a jornada seja superior a 4 horas e inferior a 6 horas (art. 71, §1º, CLT); Assentos para descanso a serem utilizados nas pausas que o serviço permitir (art.Trabalhar por longos períodos em pé deixa o corpo mais cansado, além de aumentar o risco de diversos problemas. Isso porque, nessa situação, há o esforço dos ossos, articulações, tendões, músculos e ligamentos.O cansaço e as dores nas pernas são apenas alguns dos problemas causados por trabalhar em pé. As complicações podem ser estender para os joelhos, o quadril, a coluna e a postura de modo geral, além de desencadear até mesmo processos degenerativos.
Assim, têm direitos como:
- Anotação na carteira de trabalho;
- Férias;
- Décimo terceiro salário;
- FGTS;
- Adicionais legais (como adicional de periculosidade, se for o caso);
- Horas extras;
- Intervalo intrajornada (de descanso e alimentação), etc.
Pode trabalhar em pé o dia todo
A resposta para esta pergunta é NÃO. Exato, o empregado não pode ser obrigado a trabalhar em pé durante toda a jornada. Esta afirmação pode ser feita, pois, de acordo com a Constituição Federal, é dever do empregador, manter um bom ambiente de trabalho para os seus empregados.A resistência após passar muitas horas de pé varia de acordo com cada um. Enquanto há aqueles que sofrem muito pelas horas perdidas, outros quase não sentem os efeitos mais comuns como a falta de concentração e os bocejos incontroláveis. A queda na imunidade, porém, pode ser um sintoma silencioso dessa fragilidade.A importância da boa postura ao se trabalhar de pé
- Faça alongamentos antes, durante e após o expediente.
- Realize pequenas pausas para descansar.
- Use sapatos e meias adequadas.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Mantenha a postura correta para sentar nos intervalos.
- Movimente-se durante os expediente de trabalho.
Em junho, a revista científica British Journal of Sports Medicine publicou um estudo apontando o tempo ideal para ficar de pé em prol da saúde: apenas duas horas por dia. Para quem tem carga horária de trabalho de nove horas, isso representa apenas 13 minutos por hora. Não é um esforço sobrenatural!
Permanecer horas em pé pode causar problemas como artrose e nervo ciático, formar uma hérnia de disco, alterações na postura e principalmente complicações circulatórias nos membros inferiores, além de lombalgia.
71, da CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO orienta que apenas é obrigação da empresa conceder, em qualquer trabalho superior a de 6 horas diárias, um único intervalo para refeição e descanso de, no mínimo, uma hora, sendo certo que o §2º do mencionado artigo dispõe que este intervalo não é computado na jornada diária.
Qual a carga horária máxima de trabalho permitida por lei
44 horas
Portanto, o funcionário deve ter uma jornada de 8 horas diárias, com direito a intervalo intrajornada. Essa jornada diária pode ser estendida em até duas horas extras e, ao total, sua carga horária deve ser de até no máximo 44 horas semanais.A importância da boa postura ao se trabalhar de pé
- Faça alongamentos antes, durante e após o expediente.
- Realize pequenas pausas para descansar.
- Use sapatos e meias adequadas.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Mantenha a postura correta para sentar nos intervalos.
- Movimente-se durante os expediente de trabalho.
Quais são os malefícios de trabalhar em pé É verdade que o corpo humano precisa se manter em movimento e constantemente ativo, mas trabalhar em pé o dia todo não é benéfico porque esse esforço excessivo pode desencadear diversas complicações, que se refletem em todo o corpo.