Pode recusar um afilhado? Verifique isto – Pode recusar afilhado
Se você está nessa situação, não tenha medo de recusar o convite, delicadamente. Não se preocupe: a criança não deixará de ser batizada por isso. Certamente encontrarão outra pessoa para a função. E o que mais conta para a educação cristã da criança, sobretudo, é o testemunho de vida dos pais.Sim, é um direito que a Igreja lhes reserva, mas ela pode aceitá-los ou não e até mesmo poderá escolher outros para serem padrinhos. A Igreja ratifica este convite e confia-lhes oficialmente esta missão.
Sugiro você dizer algo como: -Eu me sinto honrada com seu pedido para ser sua madrinha, mas preciso declinar, dizer não posso. Eu sei que ser uma madrinha de alguém como você minha amiga querida, alguém tão especial (evidencie as verdadeiras qualidades)….
1 – Os padrinhos e o afilhado têm direito a: a) Beneficiar do regime jurídico de faltas e licenças equiparado ao dos pais e dos filhos; b) Beneficiar de prestações sociais nos mesmos termos dos pais e dos filhos; c) Acompanhar-se reciprocamente na assistência na doença, como se fossem pais e filhos.
Pode chamar a madrinha de Dinda
No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.POSSO RECUSAR O CONVITE * Ser convidado para padrinho ou madrinha é uma honra para a maioria das pessoas. Apesar disso, algumas não se sentem confortáveis com a situação. Se este é o seu caso, explique delicadamente que ficou muito honrada(o) com o convite, mas, infelizmente, não poderá aceitar.Você pode recusar o convite para ser padrinho ou madrinha de casamento, se não se sentir confortável com isso.. Existem muitos motivos para isso (fator financeiro, data incompatível ou até mesmo falta de afinidade com o casal de noivos).
Mas… a resposta é sim .. Você pode recusar o convite para ser padrinho ou madrinha de casamento, se não se sentir confortável com isso.. Existem muitos motivos para isso (fator financeiro, data incompatível ou até mesmo falta de afinidade com o casal de noivos).
O que a Bíblia diz sobre afilhados
Apadrinhar é um testemunho de amor ao próximo. Jesus resume os mandamentos em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mc. 12.31; Mt. 22.39).Dar apoio, confiança e amor ao seu afilhado.
Você é alguém próximo a ele, portanto deverá criar um vínculo direto e oferecer um espaço de confiança, no qual possa expressar seus pensamentos e sentimentos. De você, não poderá faltar o amor e o apoio que ele necessitar.Significado de Afilhado
substantivo masculino Quem tem um padrinho ou madrinha: ele é meu sobrinho e afilhado. Aquele que, através de um batizado, formatura ou casamento, passou a possuir um padrinho ou uma madrinha. [Figurado] Aquele que está sob a proteção de alguém; quem se adotou como filho.
Claro que o mais indicado é a dinda se oferecer para dar o vestido, porque as vezes a mamãe fica com vergonha de pedir. Nesse caso o mais indicado é perguntar para a mamãe do bebê o que ela prefere.
Ao recusar o convite, tente:
- Ser breve. Você tem direito de dizer "não" sem dar explicações.
- Evitar se desculpar. Você não precisa se desculpar pelo que sente, e tem direito de se expressar de forma honesta.
- Ser firme. Repita o "não" e a pessoa não entender a mensagem ou tentar fazer você mudar de ideia.
Dinda é um substantivo feminino usado como diminutivo da palavra madrinha. De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.
Qual é o papel dos padrinhos em relação aos afilhados
O padrinho deve acompanhar o seu afilhado com a presença, com o bom testemunho de cristão, fazer as vezes dos pais ou auxiliar os pais em suas faltas. É muito importante que os padrinhos tenham a sensibilidade de se relacionar com os irmãos do afilhado, para que as demais crianças não se sintam excluídas.Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).Dinda é um substantivo feminino usado como diminutivo da palavra madrinha. De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.