Pode ler com sono? Verifique isto – Como ler com sono
– Evite ler deitado na cama ou sofá, pois isso pode causar um relaxamento dos músculos e levar à sonolência; – Mantenha uma postura adequada durante a leitura; – Ao sentir que está com sono, levante-se e, posteriormente, volte à leitura.Embora a leitura seja um ótimo hábito, algumas pessoas podem sentir um pouco de sono ao fazer isso, principalmente se lerem de noite. Bom, de acordo com o Science Focus da BBC, as pessoas geralmente tentam ler em um ambiente tranquilo e confortável, e essas condições são ideais para dormir.
Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.
De fato, é comum ter sono depois que você começa a estudar. Isso porque seu cérebro usa uma enzima chamada ATP (trifosfato de adenosina) para se manter acordado e manter seu corpo em funcionamento.
O que acontece se eu ler todos os dias
Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:
- Comer alimentos estimulantes.
- Tirar um cochilo rápido de 15 minutos.
- Fazer exercício a cada 30 minutos.
- Colocar-se num ambiente menos confortável.
- Comer um lanche saudável.
- Respirar fundo 10 vezes.
- Conversar com outra pessoa.
Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.
Como você pode imaginar, a leitura traz um grande benefício para quem a pratica que é o ato de relaxar. Portanto, quem lê ao acordar, começa o dia com uma sensação de menos tensão, o que é essencial para torinas agitadas.
O que acontece se ler 1 hora por dia
Previne doenças cerebrais degenerativas
Outro benefício da leitura muito importante é a prevenção de doenças degenerativas. Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer.O excesso de informações pode causar fadiga mental e deixá-lo tão cansado quanto quem se exaure fazendo exercícios físicos.Se você estudar horas e horas seguidas e não dormir adequadamente, grande parte do conteúdo estudado será descartada pelo cérebro durante o sono. Ele simplesmente vai jogar quase tudo no lixo, desperdiçando seu tempo de estudo em vez de ampliá-lo.
Cansaço contínuo pode indicar problemas de saúde
“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr.
1 – O ideal pode ser ler apenas 30 minutos por dia.
Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.
Qual é o melhor horário para ler
O ideal é que esses trabalhos sejam sempre feitos sempre em períodos em que o cérebro está mais ativo como pela manhã ou no meio da tarde. Após o almoço, final da tarde e durante a noite são momentos em que você começa a ter maior cansaço e consequentemente as informações não serão armazenadas com tanta eficácia.E o resultado foi que ler informações em voz alta resultou na melhor memorização. Mas por que isso acontece Segundo os autores, é graças ao chamado “efeito de produção”: a dupla ação de falar e se ouvir ajuda a fixar as palavras na memória de longo prazo.Melhora a escrita
Seguindo o mesmo princípio do item acima, quem lê mais enriquece o vocabulário. Como consequência, a escrita fica muito melhor. As palavras simplesmente escorrem pelos dedos formando frases e textos bem trabalhados e bem elaborados. E quanto mais a escrita é exercitada, melhor fica o texto.