Pode fazer Jiu-jitsu todo dia? Verifique isto – Quantas vezes por semana devo praticar Jiu Jitsu
Muitas pessoas que começam a praticar JiuJitsu se perguntam quantas vezes deve ser realizado o treino por semana, para que todos os benefícios sejam vistos rapidamente. Geralmente, são recomendadas de duas a três aulas por semana, para que o aluno consiga se desenvolver dentro desta arte marcial.Pelas regras da IBJJF, o tempo mínimo para ficar na faixa-azul é de dois anos, na roxa mais um ano e meio, e mais um ano na faixa-marrom. Com mais um ano e pouco de faixa-branca em média, esse tempo somado seria de cinco anos e meio, seis anos.
90 minutos
O treino de Jiu-Jitsu pode durar de 40 até 90 minutos, dependendo da intensidade e da quantidade de alunos. O começo é sempre com um aquecimento mais intenso, feito com os alunos já vestidos com o kimono.
Acelera o metabolismo: O Jiu Jitsu aumenta a resistência do organismo, pois acelera o metabolismo, favorecendo a perda de peso. Melhora da flexibilidade e coordenação motora: Com o Jiu Jitsu, você aumenta sua flexibilidade, melhora sua coordenação motora, e aguça seus reflexos.
Pode fazer luta todos os dias
Posso praticar boxe todos os dias Sim! Mas, assim como qualquer outro tipo de treinamento, as sessões de luta devem ser periodizadas em volume e intensidade para não acabarem sobrecarregando o corpo. Não é aconselhável treinar sparring (simulação de combate) todos os dias, por exemplo.É considerada vantagem quando o atleta consegue chegar em uma posição passível de pontos (raspagem, queda, joelho na barriga, passagem de guarda, montada, pegada de costas e montada pelas costas), mas não estabilizadas 3 segundos.A desistência poderá ser sinalizada das seguintes formas: “Dar os 3 Tapinhas”: Executar 2 ou mais batidas seguidas (com os pés ou com as mãos) no tatame ou no adversário. Desistência Verbal: Gritar ou emitir som alto durante uma posição de finalização ou domínio.
Antes do treino
A primeira dica é: não treine em jejum. Faça uma refeição pelo menos uma hora antes do treino. Seu corpo perde, em média, 1000 calorias em um treino de Jiu-Jitsu. Por isso, se você não se alimentar antes de treinar, você não vai conseguir completar o treino de forma eficiente.
É possível viver de Jiu Jitsu
Se você quer viver de Jiu Jitsu mas acha que chegou a hora de ganhar uma bolsa na sua academia porque você treina faz tempo, porque é mais graduado ou porque é campeão, você provavelmente vai ter dificuldades em sua vida para de fato viver de Jiu Jitsu.Procure no início treinar com parceiros de treinos mais ou menos do mesmo peso. Logo no início no Jiu-Jitsu, você ainda não tem muito jeito com os movimentos, o que é normal, e treinando com parceiros acima de seu peso pode ocorrer algum mal jeito, ou algo pior. Cadencie o ritmo de treino o máximo que conseguir.Muay Thai, Krav Maga e Kickboxing são algumas lutas que podem ser praticadas, que definem os músculos e que melhoram a resistência e a força física. Todas estas artes marciais trabalham muito as pernas, glúteos e abdômen, sendo por isso ideais para tonificar o corpo e eliminar gordura.
boxe
Normalmente, o boxe e as artes marciais costumam ser a escolha perfeita para quem deseja melhorar sua qualidade de vida. As lutas ajudam a trabalhar o corpo e a mente, auxiliando no equilíbrio e na concentração do praticante, aliviando as tensões e repondo as energias perdidas ao longo do dia.
Jiu jitsu – Você ganhará mais disciplina. A questão de honra também é muito importante. O trabalho de autodefesa e proteção própria também se mostra fundamental nessa esfera; Academia – Você vai focar no físico.
Invista no seu sono
Além de evitar lesões e o chamado overtraining, é durante o sono que a recuperação muscular é acelerada e boa parte das liberações hormonais ocorrem. Portanto, dormir 8 ou mais horas por noite poderá fazer com que você canse muito menos nos seus próximos treinos de Jiu Jitsu.
O que o Jiu Jitsu exige
Assim como as demais artes marciais, o Jiu-Jitsu disciplina os praticantes. É preciso praticar o respeito, humildade, senso de humanidade, compaixão e abertura para o diálogo. Inúmeros valores também são ensinados nos treinamentos, como a capacidade de superação, de saber pensar sobre pressão ou ter resiliência.Coisas Que Você Nunca Deve Fazer Em Um Treino De Jiu Jitsu
- Conversar durante o rola.
- Questionar o professor enquanto ele explica.
- Treinar com kimono sujo.
- Deixar as unhas grandes.
- Comentar os treinos.
- Treinar com alianças, jóias e piercings.
- Treinar quando estiver doente.
- Pisar de sapatos ou tênis dentro do tatame.
Quinto motivo: se você sabe que necessita eliminar peso e seus últimos exames acusaram que você está com colesterol alto, pré – diabético e pressão alta, não faça Jiu-Jitsu, pois essa modalidade é um importante aliado à saúde, tornando-se uma boa ferramenta para controle e prevenção da obesidade.