Pode fazer a prova de vida em qualquer agência? Verifique isto – Onde fazer a prova de vida 2022
Se o segurado desejar, poderá, de forma voluntária, realizar a prova de vida na rede bancária ou pelo aplicativo Meu INSS, por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão.dia 31 de dezembro de 2022
Desde fevereiro deste ano, estão em vigor novas regras para a realização de prova de vida por aposentados e pensionistas do INSS. A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022 e os segurados que não fizerem não terão o benefício suspenso.
(Portaria PRES/INSS Nº 1.408, de 2 de fevereiro de 2022). O beneficiário do INSS que recebe seu benefício na CAIXA, poderá realizar de forma voluntária a prova de vida nas agências.
A Caixa Econômica Federal também permite a Prova de Vida nos caixas eletrônicos apenas para quem já cadastrou a sua cadastrou a biometria. Entretanto, nesse caso, para fazer a Prova de Vida basta fazer qualquer operação com o método biométrico.
Quanto tempo demora para receber depois que faz a prova de vida
O Ministério do Trabalho e Previdência e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicaram uma portaria conjunta esta semana que determina que o prazo para o INSS responder a defesa do beneficiário, em caso de suspeita de irregularidade, será de 30 dias contados da data de apresentação da defesa.Caso você não faça a prova de vida, o benefício será bloqueado em 1º de julho. Isso não significa, porém, que ele foi cancelado. Ainda há um "prazo" adicional de três meses para regularização. Se o beneficiário não fizer a atualização dentro desses três meses, o benefício será suspenso.Quem precisa fazer a prova de vida A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório para qualquer pessoa que receba algum benefício por parte da autarquia. Ou seja, pensionistas e aposentados, ou qualquer outro indivíduo que seja atendido por benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social.
Com as mudanças, o INSS não pode mais exigir que a prova de vida seja feita nas agências da Previdência Social ou nos bancos que pagam os benefícios previdenciários aos segurados, e o processo pode ser feito de forma digital.
Quanto tempo demora para liberar o pagamento depois da prova de vida
Mas, ao contrário do que acontece nos casos de benefícios suspensos, o retorno do pagamento não é imediato. Por isso, é importante cuidar para evitar o cancelamento. O INSS irá analisar o pedido de reativação dentro dos prazos legais, e o pagamento é liberado em até 72 horas após a aprovação.Quem recebe o benefício do INSS pelo Bradesco tem de realizar a prova de vida nas máquinas de autoatendimento Bradesco e Banco 24Horas. É necessário possuir a biometria cadastrada.Com as mudanças, o INSS não pode mais exigir que a prova de vida seja feita nas agências da Previdência Social ou nos bancos que pagam os benefícios previdenciários aos segurados, e o processo pode ser feito de forma digital.
A Prova de Vida digital é realizada no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios.
Quem perdeu o prazo da prova de vida terá o benefício suspenso. Nesse caso, a pessoa deve comparecer ao banco no qual recebe o pagamento. Lá, fará a comprovação de vida e o pagamento será liberado na mesma hora. É importante procurar o banco o quanto antes, alerta o INSS.
Para reativar o benefício encerrado por falta de fé de vida, é necessário fazer a solicitação pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. O segurado que tiver dificuldade para fazer a solicitação pelo Meu INSS poderá utilizar o telefone 135 para agendar atendimento.
Quais são os documentos necessários para fazer a prova de vida
Novidade em 2022: o Governo fará a Prova de Vida automaticamente
- Passaporte;
- Carteira de Motorista;
- Carteira de Trabalho;
- Alistamento Militar;
- Carteira de Identidade;
- outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico.
Devem fazer a prova de vida, todos os anos, os aposentados, pensionistas e beneficiários assistenciais há mais de um ano. Segundo o INSS, aqueles que não realizaram a prova de vida entre novembro de 2020 até dezembro de 2021 devem realizar o procedimento em 2022, seguindo o novo calendário.Para realizar a Prova de Vida, basta se dirigir à agência bancária em que você recebe seu benefício e apresentar um documento com foto – pode ser o RG, Carteira de Trabalho ou a Carteira de Motorista. Inclusive, alguns bancos já realizam a Prova de Vida através de biometria.