Onde vem o mal? Verifique isto – Qual o origem do mal
A concepção de Agostinho de Hipona a respeito da origem do mal tem por fundamente retirar de Deus qualquer responsabilidade de ser o autor do mal e mostrar que o responsável pela origem do mal é o próprio homem por meio do seu livre-arbítrio da vontade.Deus é o responsável pela criação de tudo que existe no mundo; apesar disso, não poderia ser Ele, que é sumamente bom, o responsável pela criação do mal.
Refere-se ao que não é de boa qualidade. Nocivo, prejudicial. Empregado no sentido moral, dizemos: um homem bom, um homem mau.
O mal, dentro desse modo de conceber o mundo, não seria outra coisa senão o abuso da liberdade, quando o homem, confundindo a ordem dos seres e deixando-se guiar por suas paixões, privilegia os bens inferiores em detrimento dos superiores.
O que Deus fala sobre o mal
O mal segundo a Bíblia. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Afastem-se de toda forma de mal. O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.Assim, segundo a tradição judaico-cristã, surgiu o mal ou o pecado original e, desde então, o ser humano está quase fadado a cometer o mal mesmo querendo fazer o bem, como diz São Paulo em sua carta aos Romanos “Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero”[10].Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar.
Tornamo-nos presas das coisas a que nos apegamos, porque o apego nos faz mal. Por esse motivo, a morte, para muitas pessoas, acaba sendo uma tragédia, só de pensar nela. Somos tão apegados a essa vida, que nem conseguimos ter afeição pelas coisas eternas: “Eu quero ir um dia para o céu, mas daqui quinhentos anos!”.
Qual é o problema do mal
O problema do mal é a tensão entre a suposta existência de uma pessoa divina sumamente boa, omnisciente, omnipotente e criadora, por um lado, e a existência de mal supostamente gratuito.O que é Aqui se faz, aqui se paga:
A partir de um ponto de vista religioso, “aqui se faz, aqui se paga” significa que a pessoa que cometeu alguma injustiça ou agiu de modo incorreto pagará pelo seu pecado enquanto ainda for vivo.Quem faz o mal recebe o mal, quem faz o bem recebe o bem… A vida se encarrega de devolver tudo que você faz. Se faz o bem, recebe o bem; se faz o mal, recebe o mal. Quem faz o bem tem que ter sorte uma vez, e quem faz o mal tem que ter sorte o tempo todo.
É por isso que, embora o mal pareça vencer no mundo, ele nunca prevalecerá, porque a bondade do Senhor dura para sempre. A maldade e a malícia humana parecem predominar, mas acima delas estão a bondade e o poder de Deus. Jamais o mal vencerá, porque o Senhor é bom e sabe transformar o que é mal em bem.
Deus ouve suas orações
Mas nenhuma oração sincera deixa de ser ouvida. Deus vai cumprir todas as Suas promessas. Nenhuma bênção será negada a Seus filhos obedientes e cheios de fé. Nosso potencial divino é sermos capazes de viver como uma família eterna e nos tornar como nossos Pais Celestiais.
Por isso, temos como conclusão que a cruz é a certeza de que Deus está no sofrimento. Ele não é sofrimento, mas está no sofrimento por que Cristo esteve na cruz. Os sofrimentos do mundo são resignificados a partir do evento cruz. O silêncio de Deus revela também o espaço para o exercício da liberdade humana.
O que é o mal de exemplo
Quando é advérbio, mal significa que algo foi realizado de maneira errada, por exemplo: Sofia se comportou mal na palestra. Quando é substantivo, esse termo é sinônimo de doença, problema, angústia, tristeza ou sofrimento, por exemplo: Todo o mal deve ser evitado.O SENHOR protege-te de todo o mal; é ele que protege a tua vida. O SENHOR te protege quando sais e quando voltas, agora e para sempre.As Escrituras falam do céu como o lugar da habitação de Deus; apesar de qualquer lugar ser limitado demais para conter Sua presença (2 Crônicas 6:21).