O que um laser pode causar? Verifique isto – Qual o perigo do laser
A maior complicação do laser é a queimadura", afirma o médico Alexandre Felippo, do Departamento de Laser da Sociedade de Dermatologia. Na depilação definitiva o laser é "atraído" pelos pigmentos escuros do pelo e penetra na pele, atingindo a raiz e destruindo-a.O laser deixa a pele extremamente sensível (afinal de contas, é um tipo de agressão) e, por isso, existe o risco de infecções. O processo pode gerar cicatrizes e queloides, além das manchas. Outra complicação possível é o vermelhidão persistente.
5 reações comuns após a depilação a laser
- Foliculite. Sabe aquelas bolinhas avermelhadas que aparecem na pele e causam um enorme incômodo
- Eritema (vermelhidão) A vermelhidão é a reação alérgica após depilação a laser mais comum.
- Edema (inchaço)
- Queimadura.
- Mancha na pele.
A depilação a laser é contraindicada para os seguintes casos:
- Gestantes;
- Pessoas com fotossensibilidade;
- Indivíduos com enfermidades autoimunes;
- Pessoas com Diabetes não controlada;
- Portadores de Imunossupressão;
- Portadores de Hipertensão não controlada;
- Indivíduos com Vitiligo;
Pode encostar o laser na pele
A aplicação do laser pode ser feita por varredura ou pontual. A varredura nesse caso não é indicada, pois como o paciente estará com a pele sensível e/ ou com feridas abertas, não se pode encostar o espectro do laser e arrastar, pois dessa forma aumentará ainda mais a lesão e o desconforto do paciente.Esse processo exige que a raiz seja aquecida a uma temperatura acima de 60ºC, causando dor — principalmente em áreas mais sensíveis como a virilha. A sensação de desconforto ou de ardência pode variar de pessoa para pessoa, a região a ser depilada, o stress, entre outros fatores.CONTRA-INDICAÇÃO
O laser não deve ser aplicado sobre a retina, sobre neoplasias, processos bacterianos, sobre tecidos especializados como ovários e testículos.
O tempo que uma depilação a laser, varia de dois a cinco anos. A depilação a laser pode bloquear o crescimento de até 80% dos pelos.
O que ninguém te conta sobre depilação a laser
Durante o procedimento, o laser é atraído pela melanina. Como as pessoas de pele morena e negra têm uma maior concentração do pigmento, existe o risco de manchar a pele. A boa notícia é que já existem equipamentos que permitem a depilação a laser em peles morenas e negras.A depilação a laser é contra-indicada para gestantes, pessoas que tenham doenças ou usem medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele à luz/sol, e para pessoas que apresentem lesões de pele nas áreas que deseja tratar.Se você perceber que a primeira sessão de depilação a laser já causou alguma queimadura, é importante falar com o seu dermatologista para tratar a lesão imediatamente a fim de evitar a sua piora. Além disso, não deixe de usar filtro solar e proteção física, como roupas, chapéus e bonés para manter a área protegida.
Ao final da depilação a laser na virilha, a região estará mais clara, sem pelos encravados e sem foliculites. Isso quer dizer que além de não ter pelos, sua pele vai ficar mais hidratada e bem cuidada.
CONTRA-INDICAÇÃO. O laser não deve ser aplicado sobre a retina, sobre neoplasias, processos bacterianos, sobre tecidos especializados como ovários e testículos.
Como fica a pele depois da primeira sessão da depilação a laser. A pele fica com poucos pelos espalhados e outros que demoram crescer. Quanto à irritação tudo vai depender do tipo de pele. Há pessoas que não ficam com nenhum tipo de agressão e outras que ficam com vermelhidão que desaparece ao longo dos dias.
Quem pode aplicar o laser
De acordo com a legislação brasileira, não existe uma definição concreta de qual tipo de profissional pode realizar a depilação a laser. Ou seja, qualquer pessoa com conhecimento prático pode realizar o procedimento.A resposta é que você só pode fazer uma sessão de depilação a laser 1 vez a cada 30 dias. Isso acontece porque é necessário respeitar o ciclo de crescimento dos pelos. Considerando o número de sessões necessárias para atingir um resultado satisfatório, essa quantidade pode significar um longo período para alguns.Não à depilação
No entanto, médicos ainda não chegaram a um consenso com relação ao quanto de pelo se deve aparar, cortar, queimar no laser ou extrair com cera. Alguns são radicais e afirmam que a mulher não deve depilar nada, como a ginecologista baiana Dra.