O que Paulo pediu à Filemom? Verifique isto – O que Paulo pediu à Filemon
Paulo pede a Filemom que receba Onésimo de volta como irmão no Senhor. Ele se oferece para compensar Filemom por qualquer perda financeira que Onésimo tenha lhe causado.Paulo escreveu a Filemom para incentivá-lo a receber Onésimo de volta como irmão no evangelho, sem os castigos normalmente impostos aos servos que fugiam (ver Filemom 1:17). Paulo até se ofereceu para repor qualquer prejuízo financeiro que Onésimo tivesse causado a Filemom (ver Filemom 1:18–19).
A carta a Filemom é um pedido de Paulo para que Onésimo seja recebido de volta, não mais como um escravo, mas como um irmão em Cristo que poderia ser muito útil no trabalho do Senhor. Data: 62 d.C.
Onésimo então volta para Colossos com a carta de Paulo em mãos, numa viajem de aproximadamente dois mil quilômetros, dependendo da rota escolhida por ele. Na carta, o Apóstolo roga para que Filemom receba-o não como um escravo fugitivo, mas como um irmão em Cristo.
O que quer dizer a palavra Filemon
O nome Filemom (grego Philemom) significa algo como “aquele que é gentil”, “afeiçoado” ou “amoroso”. É muito provável que Filemom residia na cidade de Colossos, no vale do rio Lico, próximo de Hierápolis e Laodiceia, na Ásia Menor.É uma carta de recomendação em favor de Onésimo, um escravo que fugiu do seu patrão Filemon, provavelmente após ter cometido roubo (v. 18). Onésimo procurou o apoio de Paulo, que estava na prisão, e acabou convertendo-se ao cristianismo (v.Filêmon: Significa “amante”, “aquele que ama” ou “aquele que tem amor”; “o que beija”. Filêmon é um nome de origem grega. Do grego Philémon, apresenta duas possibilidades de étimo. A partir de phíleo, que significa “amar”, tem o sentido de “amante”, “aquele que ama” ou “aquele que tem amor”.
Isto leva a crer que as duas cartas foram escritas na mesma época, provavelmente entre os anos 59 e 61, período em que Paulo estava preso em Roma. Filemon é uma epístola dirigida a um indivíduo específico. Um de seus escravos, chamado Onésimo, havia fugido aparentemente depois de um roubo (cf.
Como foi a conversão de Filemon
Filemon morava em Colossas e era uma pessoa com riquezas que se converteu a Cristo, por meio de Paulo. Onésimo era escravo de Filemon, mas fugiu, indo para Roma ajudar Paulo e também se converteu a Cristo na convivência com o apóstolo.E a carta a Filemom deixa claro que Onésimo é o tal escravo fugitivo (v. 10), isto é, uma das propriedades perdidas de Filemom. Insinua que antes de fugir não tinha boa fama, an-tes, era considerado um inútil (achreston/euchreston – v. 11).Que tem amor. Possui Riquezas e foi convertido ao cristianismo por São Paulo.
O nome Filemom (grego Philemom) significa algo como “aquele que é gentil”, “afeiçoado” ou “amoroso”. É muito provável que Filemom residia na cidade de Colossos, no vale do rio Lico, próximo de Hierápolis e Laodiceia, na Ásia Menor.
Onésimo era seu nome e ele se tornou filho de Paulo no período em que o apóstolo esteve na prisão, provavelmente em Roma.
E a carta a Filemom deixa claro que Onésimo é o tal escravo fugitivo (v. 10), isto é, uma das propriedades perdidas de Filemom. Insinua que antes de fugir não tinha boa fama, an-tes, era considerado um inútil (achreston/euchreston – v. 11).
Qual é o significado do nome Filemon
O nome Filemom (grego Philemom) significa algo como “aquele que é gentil”, “afeiçoado” ou “amoroso”. É muito provável que Filemom residia na cidade de Colossos, no vale do rio Lico, próximo de Hierápolis e Laodiceia, na Ásia Menor.