O que é o modo Bilevel? Verifique isto – Quando usar BiLevel
Muitas vezes, as máquinas BiLevel são usadas para tratar condições como apneia central do sono ou apneia complexa do sono, devido à capacidade exclusiva da máquina de solicitar a respiração.A principal função do BiPAP é simular a respiração natural (uma vez que funciona a dois níveis de pressão). Esse é o principal diferencial entre um CPAP e BiPAP. Portanto, enquanto você adapta o CPAP para funcionar em uma pressão fixa (em única pressão), o BiPAP ocorre em duas pressões, assim como a sua respiração.
A principal diferença entre CPAP e BIPAP é a capacidade de definir uma pressão inspiratória e outra expiratória. No entanto, essa diferença só é de fato percebida quando a pressão de tratamento solicitada em exame for maior ou igual a 17 cmH2O.
O aparelho BiPAP será indicado quando há a necessidade de aplicar pressões elevadas acima de 16 cm H2O. Neste existe dois tipos de pressões de tratamento: uma de inalação (IPAP); usualmente mais elevada e a outra para a exalação (EPAP), mais baixa para facilitar a expiração.
Porque não usar mais o modo SIMV
As Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânicas 2013 [5] são claras ao não recomendar o uso de SIMV como forma de ventilação rotineira, pois está associada ao prolongamento do tempo de ventilação mecânica.Quando a pressão é acima de 16cmH2O, o uso do CPAP fica inviável, necessitando, assim, o uso do BiPAP. Como as doenças pulmonares causam insuficiência respiratória e diminuem os níveis de oxigênio no organismo, o uso do BiPAP é ideal para controlar a falta de ar ou dificuldade para respirar.O tratamento mais eficaz para a apneia do sono é o utilizando o aparelho CPAP. A terapia que faz uso deste equipamento é indolor e segura. O aparelho atua por meio do envio de um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias.
O tratamento com CPAP ou BiPAP resulta em vários benefícios como melhora da continuidade e qualidade do sono, pois com a abolição do ronco e das apneias, o sono volta a ser mais profundo, melhorando os despertares noturnos, a boca seca e a necessidade de urinar a noite.
Como cuidar de um paciente com BiPAP
A limpeza do BiPAP deve ser feita uma vez por semana utilizando água e sabão ou detergente neutro. Isso impede a proliferação de bactérias e micro-organismos, além de evitar mau odor durante a terapia. Lembre-se também de limpar toda a área ao redor do BiPAP e remover toda a poeira.Qual a diferença entre a ventilação mecânica invasiva e não-invasiva (VNI) Como explicado acima, a principal diferença está na ausência de procedimentos extras e que possam ser incômodos ao paciente. Sem sedação, cortes e sem a necessidade de fisioterapias para reaprender a respirar após a extubação.Os principais modos ventilatórios empregados durante a VNI são1,4: Pressão positiva contínua nas vias áereas (CPAP); • Dois níveis de pressão em vias aéreas (bilevel ou binível – Modo S/T [Bipap V60]); • Suporte de pressão assegurada de volume médio (AVAPS); • Ventilação de pressão proporcional (PPV).
Dirigir-se a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade para solicitar o Bipap e a Assistência Domiciliar, com os seguintes documentos (original e cópia):
…
Modelo do pedido:
- pedido médico do BiPAP.
- RG e CPF do paciente.
- comprovante de residência.
- cartão SUS.
- resultado da Eletroneuromiografia.
Qual a diferença entre CPAP e BiPAP A principal diferença entre o CPAP e BiPAP é a possibilidade de ajustar uma pressão para inspirar (IPAP) e outra mais suave para exalar (EPAP), disponibilizadas pelos dispositivos biníveis.
“Se a apneia for leve, o CPAP pode ser usado tranquilamente. Já para quem tem a necessidade de fluxos de ar mais elevados, o BiPAP é o mais recomendado. O ideal é realizar um exame de polissonografia e contar com a ajuda de um profissional para decidir o dispositivo indicado”, completa Partata.
Quando não é indicado VNI
A VNI oferece oxigênio de forma rápida, porém é contraindicada nos casos de que a pessoa apresenta condições como parada cardiorrespiratória, perda da consciência, após cirurgias no rosto, traumas e queimaduras na face, obstrução das vias aéreas.Qual a diferença entre CPAP e BiPAP A principal diferença entre o CPAP e BiPAP é a possibilidade de ajustar uma pressão para inspirar (IPAP) e outra mais suave para exalar (EPAP), disponibilizadas pelos dispositivos biníveis.