O que é o líquido que sai de uma bolha? Verifique isto – Pode tirar o líquido da bolha
Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um “descanso” para o machucado.Uma bolha é uma pequena bolsa de fluido corporal (linfa, soro, plasma, sangue ou pus) dentro das camadas superiores da pele, tipicamente causadas por fricção forçada, queimaduras, congelamento, exposição a produtos químicos ou infecção. A maioria das bolhas é preenchida com um líquido claro, seja soro ou plasma.
O espaço entre as camadas da pele se enche com um fluido chamado sérum, dando o característico efeito de balão d'água. As bolhas cicatrizam melhor quando não são perfuradas ou drenadas, pois o líquido pode ajudar a manter as bactérias afastadas do ferimento, evitando a infecção.
Você não pode estourar as bolhas que surgiram de queimaduras. As bolhas funcionam como um curativo biológico para a queimadura, auxiliando na cicatrização da ferida. Se você estourar as bolhas, a ferida pode ser infeccionada pelos microrganismos existentes na pele.
Porque dá água na bolha
O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele.A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.As bolhas na pele podem surgir em resposta à uma irritação ou inflamação, como no caso de alergias, brotoejas ou disidrose, mas também podem surgir devido a infecções causadas por vírus, como herpes, varíola humana ou varíola dos macacos, podendo afetar qualquer parte do corpo em adultos ou crianças.
Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
Por que a bolha se forma
As bolhas geralmente são causadas por atritos na pele – como por exemplo as bolhas nos pés devido ao uso de sapatos apertados, queimaduras ocasionadas pelo frio, calor ou muito sol, doenças na pele, alergias e irritações provocadas por agentes químicos.Não se pode fazer bolhas com água limpa ou pura porque o que você consegue fazer são bolhas que sobem à superfície e estouram logo, uma vez que a tensão superficial da água é tão forte que destrói a película que as envolve.Essas são algumas das perguntas mais comuns, no que diz respeito ao consumo de água. Mas não há motivos para se preocupar. A água, em tese, nunca fica "velha". As bolhas que aparecem são quase seguramente bolhas de ar que escaparam, à medida que a água fria da pia se aquece e libera os gases dissolvidos nela.
Na verdade, as bolhas nada mais são do que a água se transformando em vapor, explica Júlio Carlos Afonso, do Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro. “O momento em que a água começa a ferver é o momento em que ela entra em ebulição, ou seja, passa do estado líquido para o gasoso”, conta.
Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas. Troque o curativo como necessário. Se a dor piorar e houver febre ou ocorrer vermelhidão, peça para ser examinado por um médico.
A aplicação de frio ou um saco de gelo pode ajudar a reduzir o inchaço e desconforto temporariamente. No entanto, as bolhas podem muitas vezes ser muito dolorosas, pelo que o tratamento com um penso especial para bolhas como COMPEED®, pode ajudar graças ao almofadado que alivia a pressão e reduz a dor.
Como não criar bolha
Veja, a seguir, 6 dicas de como evitar bolhas nos pés:
- Cuide bem dos pés antes da caminhada.
- Invista em uma bota ou tênis confortável e de qualidade.
- Escolha corretamente o tamanho do calçado.
- Tenha cuidado com a amarração do cadarço.
- Evite meias de algodão.
- Use protetores nos pontos mais sensíveis.
"Quando um líquido é aquecido até seu ponto de ebulição, ele começa a sofrer essa mudança de estado físico. Partes do líquido no interior do recipiente viram gás e formam as bolhas que, por serem menos densas do que o líquido, sobem até a superfície e se desprendem para a atmosfera", esclarece ele.Também chamada de eczema disidrótico, a disidrose é uma doença de pele que afeta a região dos pés e mãos, onde se desenvolvem pequenas bolhas contendo líquido. As bolhas são características da disidrose e coçam bastante.