O que o açafrão cura? Verifique isto – O que acontece se tomar açafrão todos os dias
Açafrão combate o envelhecimento: pesquisas apontam que o consumo diário da especiaria pode evitar o envelhecimento precoce e até evitar depressão e Alzheimer.Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico. As cebolas são ricas em componentes que podem combater a inflamação nas articulações.
A ingestão regular, mas de forma moderada, da cúrcuma pode trazer uma série de benefícios ao nosso organismo, como, por exemplo:
- Melhora a digestão, auxiliando no reequilíbrio do sistema digestivo;
- Ajuda na perda de peso;
- Combate resfriados e gripes;
- Evita crises de asma;
- Desintoxica e trata problemas de fígado;
Cúrcuma. Também conhecido como açafrão-da-terra, a cúrcuma é um tempero muito usado na culinária indiana, principalmente no curry. Ele ajuda na desintoxicação do órgão, potencializando sua capacidade enzimática de limpar o organismo e evitando problemas no fígado.
Quem tem pressão alta pode fazer uso de açafrão
Na verdade, o principal alimento a ser evitado por quem tem pressão alta é o sódio, mineral presente em quase metade da composição do sal. Para diminuir o consumo deste tempero, aposte em algumas outras opções, por exemplo: manjericão, orégano, sal marinho, cominho, açafrão e outras ervas e temperos naturais.O açafrão possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem as células do pâncreas e melhoram a produção de insulina, regulando os níveis de glicose no sangue, o que ajuda a controlar a diabetes.Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.
Segundo a nutri, um dos principais trunfos do shot de cúrcuma com limão é oferecer um bom aporte de vitamina C e outras substâncias antioxidantes, que são ótimas para o sistema imunológico no combate à doenças e infecções.
Quem tem problema nos rins pode tomar açafrão
O açafrão é uma das especiarias mais recomendadas para desintoxicar o sangue e melhorar a saúde renal. Seu princípio ativo, a curcumina, confere a ela efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e analgésicos que podem ser úteis no tratamento de uma ampla variedade de patologias.Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.“O consumo prolongado dele tem ação sobre o sistema nervoso, ou seja, aumenta os níveis de serotonina no cérebro. Assim, ele atua como inibidor do apetite e gera a sensação de saciedade, consequentemente diminuindo o consumo calórico e ajudando no controle do peso”, diz o nutricionista.
Especiaria é fonte de cálcio, potássio, ferro, vitaminas B6 e C. Além de agregar sabor às receitas, o açafrão-da-terra também pode acrescentar muito em termos nutricionais. Por ser fonte de cálcio e potássio, por exemplo, ele auxilia na saúde dos ossos, músculos e no controle da pressão arterial.
Açafrão da terra (Cúrcuma longa) – é uma especiaria anti-inflamatória que, além de melhorar a imunidade, possui inúmeros benefícios como auxiliar nas dores de artrite, na memória, no processo de destoxificação hepática e controle da diabetes. O açafrão também é conhecido por sua ação anticâncer.
Açafrão-da-terra tem uso milenar
A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríases, entre outras.
O que o açafrão faz no sangue
O açafrão pode ajudar a reduzir o risco de doenças do coração através de sua ação antioxidante, que combate o excesso de radicais livres, responsáveis diretos pelos quadros de aterosclerose.Açafrão-da-terra tem uso milenar
A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríases, entre outras.