O que é fé para Kant? Verifique isto – O que significa fé para Kant
A fé racional pura deve ser a bússola e o parâmetro seguro para a fé reflexionante, ou seja, para o pensamento sobre o incomensurável e obscuro espaço do suprassensível. Kant legitima o pensamento – por oposição a conhecimento – como alargamento do puro conceito do entendimento.De acordo com Kant, a existência de Deus e os conceitos de liberdade e imortalidade não podem ser afirmados ou negados no campo teórico, nem podem ser cientificamente demonstrados. Porém, Kant expressou a necessidade da crença em Deus e nos conceitos de liberdade e imortalidade em sua filosofia moral.
A resposta de Kant é clara: “Sim! Enquanto se relaciona à religião, porque a religião não é nada mais do que a aplicação da teologia à moralidade, isto é, aos bons princípios, e uma conduta agradável ao supremo ser”.
A Fé se dá quando a pessoa passa a acreditar de maneira incondicional numa explicação de mundo e a considera como sendo uma verdade absoluta, ainda que haja qualquer tipo de prova objetiva (racional) a contrariando.
Como se define a fé
Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.Ter fé em Jesus Cristo significa confiar Nele completamente — acreditar em Seu poder, Sua inteligência e Seu amor infinitos. Isso inclui acreditar em Seus ensinamentos. Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende.O pensamento deveria ser uma faculdade autônoma e livre das amarras impostas pela religião, sobretudo, pelo pensamento da Igreja Medieval. Kant reforça essa ideia ao afirmar que somente o pensamento autônomo poderia conduzir os indivíduos ao esclarecimento e a maioridade.
2 No tocante à possibilidade de conhecer a Deus pela ra- zão teorética, Kant também adotou uma posição agnóstica. Se- gundo ele, a razão especulativa não logra demonstrar a existência de Deus com certeza. Essa posição do filósofo de Königsberg teve conseqüên- cias enormes.
Qual a diferença entre Kant e cristianismo
Kant vê que, por conta dos ensinamentos de Cristo, Ele é o mais qualificado Mestre da pura lei moral, e o cristianismo apresenta um significado enquanto doutrina moral. Sem dúvidas a religião que Kant usa como referência e objeto de sua meditação o cristianismo.De seguida, esclarece-se a interpretação kantiana do Cristianismo como religião moral e natural e a suposta complementaridade entre moral e religião, segundo o entendimento do filósofo, passando, após, à explicitação do pressuposto geral que preside à hermenêutica bíblico-teológica kantiana: a razão como supremo …A fé é um dom de Deus, mas precisa ser nutrida para continuar forte. Ela é como o músculo do braço. Se o exercitarmos, ele se desenvolve e fica forte, mas se o colocarmos em uma tipóia, ele enfraquece. Podemos nutrir o dom da fé orando ao Pai Celestial em nome de Jesus Cristo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica. A crença pode diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral.
Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.
A fé nos dá certeza diante das incertezas do mundo. Ela é a certeza de que não estamos sozinhos com nossas angústias e preocupações, pois nos lembra de que Deus está presente em nossa caminhada e, muitas vezes, nos carrega em seus braços. A fé é a certeza de coisas que se esperam mesmo sem se ver.
Qual foi a conclusão de Kant
A filosofia teórica de Kant conclui pela impossibilidade de o intelecto produzir conhecimento por si mesmo. A experiência é a origem do conhecimento e o entendimento possui o papel de organizador das informações da sensibilidade.Outros filósofos de ponta, como Hegel, Marx, Schopenhauer, Nietzsche prestariam a Kant a homenagem de discordar dele em grande escala. Estes pensadores se deram conta de que a filosofia crítica de Kant é um divisor de águas na história do pensamento.Kant entende o amor, em primeiro lugar, como constante biológica. A esse contexto pertence o amor erótico, o amor “no sentido mais estrito da palavra” (TL: 426, 20). Kant trata do amor, em segundo lugar, no contexto da amizade.