O que expressa o gerúndio? Verifique isto – O que o gerúndio indica
O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio: As crianças estão brincando no parquinho.
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar ligando para a médica.
Exemplos de frases com gerúndio
Raquel, você está estudando Minha mãe anda correndo de um lado para o outro. As horas foram passando e acabou não se fazendo nada. Está chovendo há duas semanas!
O que é gerúndio e como ele é formado
Gerundismo: vício de linguagem que consiste na construção de locução verbal exagerada, com excesso de verbos e um deles no gerúndio, na tentativa de reforçar a ideia de continuidade de uma ação no futuro: “Vou estar fazendo a lição de casa após o almoço”.Usar o gerúndio em uma redação dá bastante flexibilidade quanto à disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. Para usar o gerúndio corretamente, é essencial empregá-lo para expressar ações que estão acontecendo.Gerúndio. O gerúndio caracteriza-se pela terminação -ndo. Ele não se flexiona e pode exercer o papel de advérbio e de adjetivo.
Gerúndio – expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio – expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.
O que usar no lugar do gerúndio
Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.Você já percebeu como o uso do gerúndio frequentemente é cobrado como erro na redação Isso acontece porque geralmente usamos essa forma nominal do verbo para não cometer algum erro, fenômeno conhecido como hipercorreção, ou por não sabermos modalizar o discurso para evitá-lo.
Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.
Infinitivo – expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio – expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio – expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.
Sendo é o gerúndio do verbo ser. Trata-se da forma invariável da flexão verbal terminada em -ndo; provém da terminação latina -ndum. Exemplos de formas de gerúndio: falando, comendo, rindo, pondo. Exemplo de emprego do gerúndio: «Estava sendo preso.» = «Estava a ser preso.»
Como usar gerúndio na redação
Usar o gerúndio em uma redação dá bastante flexibilidade quanto à disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. Para usar o gerúndio corretamente, é essencial empregá-lo para expressar ações que estão acontecendo.Você já percebeu como o uso do gerúndio frequentemente é cobrado como erro na redação Isso acontece porque geralmente usamos essa forma nominal do verbo para não cometer algum erro, fenômeno conhecido como hipercorreção, ou por não sabermos modalizar o discurso para evitá-lo.É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”