O que existe abaixo dos oceanos? Verifique isto – O que tem de baixo do oceano
O fundo do mar também possui ilhas, vulcões, cadeias de montanhas, fossas oceânicas e planícies abissais. E não para por aí. O fundo do mar também conta com regiões cheias de fontes hidrotermais, que são formadas quando a água do mar encontra o magma através de fissuras.Fossas oceânicas, montanhas e planícies são algumas das formas encontradas no fundo do oceano Pacífico.
Esse equilíbrio deve-se, essencialmente, a transformações de estados na água. A água é aquecida pelo sol e, assim que atinge uma determinada temperatura, entra no processo de evaporação permitindo que a água deixe o mar. A ação seguinte é conseguida pelos ventos que sopram as nuvens para locais mais frios na terra.
O local mais profundo do Atlântico fica na Fossa de Porto Rico, um local denominado Depressão Brownson, a 8.378 m. A expedição também confirmou os 10.924 m da Depressão Challenger, na Fossa das Marianas, como o ponto mais profundo do Pacífico à frente da Depressão Horizon (10.816 m), na Fossa Tonga.
O que se esconde no fundo do mar
Assim como a parte terrestre do nosso planeta possui uma grande complexidade e dinâmica geológicas, o fundo do mar também possui ilhas, vulcões extintos e ativos, cadeias de montanhas, fossas oceânicas e planícies abissais.Somos cercados por água, mas a verdade é que não conhecemos quase nada do fundo do mar. Segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OIH), após 200 metros de profundidade, só desbravamos 10%.Oceano Pacífico
Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”. Alguns estudiosos consideram que o mundo abriga cinco oceanos, a saber: Oceano Pacífico.
Oceano Pacífico
Continente | América, Ásia, Oceania |
---|---|
Parte de | Oceano global |
Coordenadas | 0° N, 160° O |
Que vive no fundo do mar
Em geologia, a palavra abissal quer dizer região de grandes profundidades dos oceanos e lagos — localizada mais ou menos abaixo de 2 mil metros de profundidade. É exatamente nessa zona que os peixes abissais vivem. Por lá não existem algas.Isso é a gravidade e a explicação para sua pergunta. Todos os corpos e objetos, até mesmo uma agulha, possuem gravidade e quanto maior a massa, maior será a atração.Somos cercados por água, mas a verdade é que não conhecemos quase nada do fundo do mar. Segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OIH), após 200 metros de profundidade, só desbravamos 10%.
O veículo desceu até 10.909 metros. O recorde anterior foi atribuído a Challenger Deep, que levava a bordo um explorador americano, e que conseguir ir até aos 10.927 metros. A China fez agora história.
Ao considerarmos todo o relevo do fundo do mar, estima-se uma profundidade média de 3,8 km —, embora o lugar mais profundo do mundo atinja mais de 11 km, na Fossa das Marianas, no Pacífico.
Somos cercados por água, mas a verdade é que não conhecemos quase nada do fundo do mar. Segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OIH), após 200 metros de profundidade, só desbravamos 10%.
Como é o nome de quem tem medo do mar
Tamanho rechaço tem nome. Estamos falando da talassofobia: uma fobia específica de medo do mar e do oceano.
- 10 animais curiosos e estranhos do fundo do mar. 90% dos oceanos ainda não foram mapeados.
- 1 – Polvo-dumbo. Polvo-dumbo adulto (Foto: Reprodução/ Conexão Planeta)
- 2 – Tubarão-cobra.
- 3 – Peixe-bolha.
- 4 – Tubarão-duende.
- 5 – O engolidor-negro.
- 6 – Tubarão-tapete.
- 7 – Peixe diabo-negro.
Copacabana (Brasil)
Arrastões, sequestros e assassinatos sujaram a imagem da praia carioca, que passou a ser considerada uma das mais violentas do Brasil.