O que é doping Cite exemplos? Verifique isto – São exemplos de doping
Exemplos de doping
- Betabloqueadores.
- Diuréticos.
- Estimulantes.
- Injeção de sangue.
- Narcóticos.
- Esteroides anabolizantes.
As classificações dos dopings são:
- Pré-competitivo: hormona de crescimento e esteroides anabolizantes;
- Durante a competição: doping calmante, doping analgésico, doping estimulante;
- Pós-competitivo: diuréticos; Doping sanguíneo;
A ginasta brasileira Daiane dos Santos foi o caso de maior repercussão do Brasil. A atleta foi pega no exame antidoping feito em 2009. Em sua urina foi encontrada a furosemida, que é um diurético usado para controlar o peso.
É geralmente aceite pelas diversas organizações mundiais de saúde e desporto a seguinte definição de doping: uso de qualquer substância exógena (não produzida pelo organismo), proibida pela regulamentação desportiva, tendo por objectivo melhorar o desempenho físico e/ou mental, por meios artificiais…
Quais os doping mais usados
Substâncias e práticas mais usadas
- Anabolizantes. Agem como anabólicos da testosterona, aumentam a massa muscular, a força, diminuem a sensação de fadiga e também controlam o peso.
- Hormônios.
- Betabloqueadores.
- Estimulantes.
- Analgésicos Narcóticos.
- Diuréticos.
- Drogas recreacionais.
- Doping sanguíneo.
Além dos esteroides, existem as substâncias estimulantes, como as anfetaminas, que podem ser utilizadas em alguns esportes para que o atleta tenha mais 'explosão', como na natação, no futebol e atletismo”, aponta Lyra. Além de ser proibido, a utilização de esteroides e anfetaminas é extremamente perigoso.O “Elixir da Vida”, de Charles-Édouard Brown-Sequard, tornou-se a primeira droga conhecida para melhorar o desempenho no esporte profissional norte-americano. A substância ficou famosa quando o jogador de basebol Pud Galvin ganhou uma partida após ter usado a droga.
Normalmente, pessoas que se dopam porque praticam esportes ou musculação costumam usar anabolizantes e hormônios para aumentar o ganho de massa,beleza e definição do corpo. Em outras situações o uso de drogas lícitas e ilícitas também pode ser usado como um doping.
O que causa o doping
Em geral, o doping é realizado na busca por ganhos que possibilitem ao atleta superar seu limite fisiológico máximo. Além das vantagens físicas, o uso do doping no esporte é capaz de conferir vantagens psicológicas ao atleta em relação aos seus adversários.O doping aqui é a inserção desses hormônios de forma sintética, acelerando o desenvolvimento do corpo. Os mais comuns de serem usados são a efedrina, testosterona, nandrolona e eritropoetina.Doping é caracterizado pelo uso de substâncias que podem alterar a resposta do corpo frente a um estímulo. Na maior parte dos casos, o doping é realizado por pessoas que pretendem potencializar seu rendimento, força, agilidade ou até mesmo perda de peso.
Aumento de agressividade e apetite sexual, algumas vezes resultando em comportamento anormal sexual e criminal, muitas vezes referido como “Roid Rage” (raiva de esteroide, em tradução livre). Retirada do uso de esteroides anabólicos pode ser associados com depressão e, em alguns casos, suicídio.
O ecstasy, também conhecido como MDMA, traz o sentimento de euforia e faz tudo parecer melhor, mas a lista de sensações positivas termina por aí. A droga causa desidratação e eleva a temperatura do corpo.
As drogas psicotrópicas, que agem diretamente no sistema nervoso central, atuam de modo temporário nos neurônios, afetando o humor, o comportamento e os processos cognitivos. Assim, elas podem provocar confusão mental, dificuldade na fala e até alucinações.
Onde surgiu o doping
O primeiro caso de doping relatado aconteceu em 1886, quando um ciclista inglês morreu de overdose numa corrida em Paris. Os Jogos de Atenas, em 1896, marcaram o aparecimento das “bolinhas”, esferas contendo diversas substâncias estimulantes como cocaína, efedrina e estricnina.O doping aqui é a inserção desses hormônios de forma sintética, acelerando o desenvolvimento do corpo. Os mais comuns de serem usados são a efedrina, testosterona, nandrolona e eritropoetina.heroína
Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.