O que Beethoven achava de Mozart? Verifique isto – Quem foi o melhor do mundo Mozart ou Beethoven
Pela primeira vez, o alemão Ludwig van Beethoven ficou à frente do austríaco Wolfgang Amadeus von Mozart no ranking anual de compositores mais populares Hall of Fame, divulgado pela emissora britânica Classic FM nesta segunda-feira (29/03).Beethoven foi um dos primeiros compositores da história a buscar independência, tanto das regras teóri- cas que ditavam como a música deveria ser formatada, dentro de padrões definidos por décadas, senão séculos, antes dele, mas também a independência enquanto indivíduo criativo.
Para a época, Beethoven era um homem moderno. A sua música reflete uma sociedade europeia em movimento, e os seus valores morais emanaram do espírito do iluminismo. Ele simpatizava abertamente com os ideais da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
Explica-se: Mozart e o imperador integravam a sociedade maçônica, uma das primeiras defensoras da “era do conhecimento”. Ludwig von Beethoven, por sua vez, flertou com a monarquia francesa por um bom tempo.
Quem tinha inveja de Mozart
A história segue a lenda apócrifa de que o arquirrival de Mozart e compositor Antonio Salieri teria envenenado Wolfgang Amadeus Mozart por inveja da música deste.Salieri só é conhecido hoje devido ao escândalo histórico que teve com Mozart. Na época, porém, Salieri foi um dos músicos mais famosos da Europa não só por ser primeiro Mestre Capela na corte de Viena como por suas 40 óperas e 12 oratórios que as grandes capitais da Europa conheceram e aplaudiram.Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
Quando tinha quarenta e seis anos de idade, o compositor já estava praticamente surdo, mas uma de suas composições mais famosas, a 9ª sinfonia, foi feita justamente quando ele não podia mais escutar, apenas três anos antes de sua morte. Conheça mais sobre a vida de Beethoven.
Em um grau inigualável por qualquer de seus contemporâneos, ele conseguiu expressar a alegria e o dinamismo daquele período revolucionário, juntamente com suas contradições, seus momentos de desespero e derrota. Quase toda a vida de Beethoven foi moldada pela Revolução Francesa e suas consequências.
Qual era o problema de Mozart
O compositor Wolfang Amadeus Mozart (1756-1791) tinha um raro distúrbio neurológico conhecido como síndrome de Tourette, que lhe provocava reações impulsivas e incontroláveis, revela um documentário a ser exibido pela rede britânica de TV Channel 4 em outubro próximo.Em 1787, Mozart conquistou o cargo de compositor da corte do Império Austro-Húngaro — e perdeu seu pai. Nos anos seguintes, ajudou a consolidar as sinfonias, que antes eram usadas apenas como introdução a um concerto ou ópera, como um gênero musical distinto e sofisticado.
Antonio Salieri | |
---|---|
Nascimento | 18 de agosto de 1750 Legnago |
Morte | 7 de maio de 1825 (74 anos) Viena |
Nacionalidade | Italiano |
O músico austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e o italiano Antonio Salieri (1750-1825) encontraram-se em Viena, onde Salieri era o compositor preferido do imperador Joseph II, e Mozart lutava pela sua atenção. Nesse sentido, eram rivais.
Viena (AE-AP) – Pelo contrário. Segundo os documentos, o dinheiro recebido pelo compositor o coloca entre os 5% mais ricos da Viena do século 18. Se morreu na pobreza, dizem os especialistas, foi por causa da sua displicência com o que recebeu ao longo da vida.
Obviamente, Mozart teve diversas influências musicais, começando por seu pai, Leopold, que foi quem o ensinou a tocar piano.
Qual músico era cego
Johann Sebastian Bach
Johann Sebastian Bach (1685-1750), para muitos o maior compositor de toda a história da música, teve, no final de sua vida, problemas muito sérios com sua visão.Um mundano, um conversador eloquente, um lisonjeador, um cortesão, um carreirista hábil e adulado, um homem rico e importante, em suma, a imagem de um “homem de sucesso”, que teria sido, comodamente, um motivo de felicidade e reconhecimento para todos."A última doença de Mozart e sua morte ocorreram por causa de uma infecção por estreptococos que levou a uma síndrome nefrítica aguda", afirmaram os autores do estudo.