O que acontece se eu Estalar o pescoço? Verifique isto – É possível quebrar o pescoço estalando
Sim! A pessoa pode até mesmo quebrar o pescoço por causa de um estalo. Pacientes que têm esse hábito de forma compulsiva costumam ter lesões significativas nos processos espinhosos das vértebras cervicais.Ao estalar o pescoço, as articulações esticam, deixando que pequenas bolhas de gases que se encontram no líquido que as lubrificam, se liberem bruscamente, causando o ruído. Isto faz com que estalar o pescoço pareça liberar a pressão no local.
Se estalar pode trazer malefícios. Esse hábito estressa os tendões, cartilagens e ligamentos, além de aumentar a produção de líquidos internos, que são prejudiciais ao movimento articular. Na coluna, por exemplo, esse simples hábito pode predispor ao aparecimento de hérnias e protrusões discais.
— Não é que o estalar cause isso, mas o movimento brusco em pessoas predispostas pode causar descolamento da parede interna das artérias que levam sangue para o cérebro — explica a médica Sheila Martins, chefe do serviço de Neurologia do Hospital Moinhos de Vento.
Faz mal estalar o pulso
O hábito de estalar os pulsos não faz mal e nem causa problemas nas articulações, como artrite — desde que haja moderação. Por outro lado, marque uma consulta com o ortopedista se você sentir dores ou apresentar uma vermelhidão e um inchaço descomunais.De maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que o ato pode ser prejudicial à coluna. Um deles é que estalar as articulações pode ocasionar artrite, mas isso não é comprovado cientificamente.Estalar o pescoço pode ser prejudicial se não for executado corretamente ou se ocorrer com muita frequência. Além disso, se for feito com muita força pode lesar os nervos no local, o que pode ser extremamente doloroso e dificultar ou impossibilitar o movimento do pescoço.
Massageie lenta e delicadamente o pescoço por alguns minutos para deixar os músculos mais relaxados. Incline o queixo na direção do esterno e segure-o nessa posição por 20 segundos. Em seguida, leve a cabeça para trás e olhe para o teto por mais 20 segundos. Repita o exercícios de três a quatro vezes.
Como Estralar a munheca
Ponha a mão em volta do pulso, com o polegar por cima dele e os outros dedos por baixo. Faça uma pressão leve na parte superior até levantar a mão inteira na direção do seu corpo. Aviso: o pulso se desalinha aos poucos, conforme o usamos ao longo do dia. A pressão leve deste método ajuda a realinhar a articulação.De maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que o ato pode ser prejudicial à coluna. Um deles é que estalar as articulações pode ocasionar artrite, mas isso não é comprovado cientificamente.Em resumo, estalar os dedos não é um problema, mas deve-se manter atenção para casos em que a ação é acompanhada de muita dor ou incômodo. Também é preciso ficar atento para não estalar os dedos for feito de modo compulsivo, o que aumenta os riscos de causar frouxidão ligamentar e até uma doença articular degenerativa.
O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.
Estalos no joelho são normais e acontecem na maioria das pessoas. Porém quando os estalos são frequentes, acompanhados de dores, e outros sintomas como inchaço, imobilidade, sensação de areia ou de algo preso dentro do joelho, podem ser sinais de lesão e requer alerta.
“O hábito de estalar o pescoço pode causar fraturas nas vértebras, deslocamento de tendões e ligamentos, além de ser uma prática que pode indicar algum tipo de mania ou tique”, comenta.
É perigoso estalar as costas
Em resumo, estalar as próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo.O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.De maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que o ato pode ser prejudicial à coluna. Um deles é que estalar as articulações pode ocasionar artrite, mas isso não é comprovado cientificamente.