O que acontece se eu abrir a porta do avião? Verifique isto – O que acontece se abrir a porta do avião no ar
Se uma porta de avião se abrisse durante o voo, a cabine ficaria despressurizada e todo o oxigênio seria imediatamente sugado para fora. Além disso, a temperatura cairia instantaneamente a níveis insuportáveis.Caso seja aberta em condições adversas, pode acelerar a inundação e impedir que a evacuação do avião seja feita a tempo, por isso a importância em se observar o lado de fora antes de abrir a porta.
Resumindo: Não é possível abrir qualquer acesso de uma aeronave se ela estiver pressurizada. Se você assistiu um filme de Rambo, Duro de Matar, Missão Impossível e ficou com vontade de abrir uma porta em voo, tire o cavalo da chuva: se houver diferencial de pressão e a porta for Plug, nenhuma vai abrir.
Portanto, se houver despressurização da cabine a uma altitude de baixa pressão, o oxigênio literalmente não entra na corrente sanguínea. Um ser humano aclimatado consegue respirar normalmente a uma altitude de até 6.000 metros. Após isso, como chamam os alpinistas, começa a “zona da morte”.
É verdade que o avião fica parado no ar
Assim, não é necessário que haja movimento do avião para haver sustentação, mas sim que haja passagem de ar para gerar sustentação. Logo, como há um forte vento frontal, a velocidade com que o ar está passando pelo avião é suficiente para gerar a sustentação.Trata-se da velocidade mínima de uma aeronave para que ela se sustente no ar. Por mais que os aviões reduzam drasticamente sua velocidade durante o pouso, eles ainda mantêm essa velocidade. Ou seja, os aviões comuns, que realizam voos comerciais, não se sustentam parados no ar."Se o bebe nasceu durante o voo dentro do território nacional, o comandante anota no diário de bordo a coordenada geográfica, o horário do nascimento e demais dados que achar pertinente para se determinar o local exato onde isso aconteceu", diz Ceriotti.
A grosso modo, isso ocorre por conta dos diferentes picos de pressão no momento em que a aeronave está no ar e por isso, janelas quadradas ou retangulares seriam quebradas com mais facilidade, podendo colocar em risco a vida de todos que estão no avião.
Como os pilotos de avião enxergam a noite
Bem, basicamente a resposta é não. Eles não conseguem enxergar absolutamente nada a frente além dos painéis de suas aeronaves. Se você já voou de noite, provavelmente também já notou a imensa escuridão vista da sua janela, com exceção às luzes das cidades quando o avião está em processo de pouso ou decolagem.Além de usar roupas adequadas, os pilotos precisam cuidar da aparência física. Algumas companhias aéreas proíbem que eles usem barbas. O motivo Isso ocorre porque a máscara de oxigênio pode não encaixar perfeitamente no rosto se o comandante estiver com barba sem fazer.Nosso corpo entra no chamado estado de hipóxia (redução das taxas de oxigênio nos tecidos, no sangue arterial ou no ar) cujos sintomas são perda dos sentidos, delírios, desmaio e pode levar à morte.
Assim, não é necessário que haja movimento do avião para haver sustentação, mas sim que haja passagem de ar para gerar sustentação. Logo, como há um forte vento frontal, a velocidade com que o ar está passando pelo avião é suficiente para gerar a sustentação.
Sim. Atualmente, os aviões têm uma tecnologia que garante um altíssimo nível de segurança. Como diz Dan Guzzo, muitas das partes de uma aeronave são duplicadas, o que diminui, e muito, a chance de algo dar errado em um voo.
Os spoilers, ou freios aerodinâmicos, são placas localizadas nas asas que se levantam para gerar mais resistência no ar. Já o reverso está presente majoritariamente em aviões a jato e funcionam dentro dos motores. Ao acioná-los, o piloto consegue utilizar parte da potência do avião para diminuir a velocidade no solo.
Porque é que o avião não cai
Quando no ar o avião não cai porque existem forças que atuam sobre ele, contrabalanceando seu peso, mas como o peso é direcionado para baixo a força que o equilibra no ar é direcionada para cima. O que faz com que um avião não caia é na verdade a velocidade dele e as suas asas.Além do seu corpo se movimentar e bater em tudo o que está à frente, o mesmo ocorre com seus órgãos. Há uma desaceleração muito intensa e esses órgãos acabam colidindo com a parede abdominal ou, no caso do cérebro, com o crânio, que é o tipo [de lesão] mais comum”, explica o especialista."A pressão cai vertiginosamente, não dá tempo de tentar pegar as máscaras do socorro. E com uma velocidade de 800 km/h, qualquer falha estrutural ou colisão pode desfazer uma aeronave em poucos minutos e os passageiros ficam sem ar", aponta.