O que acontece quando se tem o nome protestado em cartório? Verifique isto – Quanto tempo pode ficar o nome no cartório de protesto
Lembre-se: um título protestado não caduca. Ele permanece na condição de protestado até que seja feito o cancelamento do protesto e após a comprovação do pagamento da dívida. Porém, os órgãos de proteção ao crédito por força de lei, fornecem a informação apenas dos últimos 5 anos.Para quem está com o nome protestado, o protesto de título pode causar uma série de restrições financeiras, inclusive a de gerar dificuldades na movimentação de conta corrente, aquisição de crediário, empréstimos ou financiamentos.
Em outras palavras, o nome poderá entrar nos cadastros negativados, em órgãos como a Serasa, o SCPC Boa Vista ou o SPC. Com isso, haverá impedimentos no mercado para que o devedor consiga crédito, como a possibilidade de financiamentos, obter empréstimos ou fazer uma compra parcelada.
Quando há um protesto em cartório, acontece a cobrança judicial do débito por meio de uma notificação, que apresenta ao devedor o valor da dívida e informa que ela não foi quitada. Se notificado pelo cartório, você pode sofrer consequências, como o andamento de uma ação judicial.
Tem como parcelar uma dívida em protesto
2 – Não é possível parcelar o débito durante o intervalo entre a seleção do débito para protesto pelo Cartório e a sua efetivação. Esse período tem duração aproximada de 1 (uma) semana.Uma dívida protestada acontece quando o credor não recebeu o valor de sua dívida e o mesmo vai até um cartório de títulos para representar essa dívida e torná-la pública. O cartório por sua vez “carimba”, o débito da pessoa com um protesto caso ele não seja pago após a comunicação de que a dívida irá para protesto.O que acontece se não pagar uma dívida protestada Como explicamos acima, se o inadimplente não conseguir fazer o pagamento da dívida protestada, ele fica impossibilitado de ter alguns créditos, regularizar e financiar imóveis e até se inscrever em concursos públicos.
A partir desta quinta-feira (28), o protesto de dívidas em cartório – também conhecido como protesto extrajudicial – é um serviço gratuito em todo o Brasil.
O que acontece se eu não pagar um protesto
Caso o inadimplente não faça o pagamento, ele fica impedido de ter créditos, regularizar ou financiar imóveis e até mesmo de se inscrever em concursos públicos. Nesse cenário, é importante tentar priorizar as dívidas mais problemáticas e conseguir quitá-las o mais rápido possível.Com o advento da Lei Estadual nº 10.710/2000, a partir de 30 de março de 2001 o protesto passou a ser ato gratuito. Assim, o credor que antes tinha de pagar para protestar títulos vencidos e não pagos, agora não precisa mais dispendiar os valores referentes às custas do cartório.Como fazer o cancelamento do protesto
- Acesse o site www.protestosp.com.br;
- Localize o menu cancelamento de protesto em seguida clique na opção pedido de cancelamento;
- Informe o nº do CPF e as dívidas pagas que precisam ser canceladas irão aparecer;
- Escolha a forma de pagamento;
- Pronto!
Uma dívida protestada, além de deixar seu CPF com restrições, pode trazer outras dificuldades. Você pode, inclusive, ficar impossibilitado de obter créditos, regularizar e financiar imóveis e até se inscrever em concursos públicos.
A partir desta quinta-feira (28), o protesto de dívidas em cartório – também conhecido como protesto extrajudicial – é um serviço gratuito em todo o Brasil.