O que é a cor do solo? Verifique isto – Quais os três componentes da cor do solo
A caracterização da cor do solo, ou dos seus horizontes, segue padrão mundial que representa o grau de intensidade de três componentes da cor: matiz, valor e croma; conforme especificações constantes na Carta de Cores Munsell para Solos (Munsell Soil Color Charts).Com relação a cor, a maior parte dos solos podem ser agrupadas em três tipos:
- avermelhados e amarelos – indicam forte presença de óxido de ferro.
- escuros – indicam forte presença de materiais orgânicos.
- claros – indicam a fraca presença ou ausência de materiais orgânicos.
A matiz representa a cor fundamental; O valor refere-se à intensidade da cor, tonalidade (mais claro; mais escuro); e o croma representa a intensidade de cinza na cor. A partir desses três componentes, Albert H.
Algumas características rotineiramente observadas na descrição morfológica de solos são: Cor – É de fácil identificação e possibilita fazer inferências a respeito do conteúdo de matéria orgânica, tipos de óxidos de ferro, processos de formação, dentre outros.
O que confere a cor do solo
A cor do solo é função, principalmente, da presença de óxidos de Fe e matéria orgânica, além de outros fatores, tais como: a umidade e a distribuição do tamanho de partículas (Fernandez & Schulze, 1992).A matéria orgânica e os compostos de ferro são os principais agentes de pigmentação dos solos, geralmente atuando na matriz branca oferecida pelos silicatos. As cores escuras (preto, marrom, cinza escuro) geralmente são conferidas pelo acúmulo de material orgânico.Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.
A cor do solo é determinada, principalmente, por pigmentos, como os óxidos de ferro e a matéria orgânica, e outros, como o conteúdo de umidade e a distribuição do tamanho de partículas (Fernandez & Schulze, 1992).
Por que o solo e vermelho
O Ferro oxidado é um agente pigmentante muito forte, principalmente quando em sua forma desidratada (hematita). Este é o grande responsável pela coloração vermelha nos solos.Os solos que apresentam coloração amarela, por sua vez, indicam a ausência de hematita, e a maior ocorrência de ferro oxidado hidratado. Os teores de Fe3 são reduzidos em função da pobreza de Fe na rocha original; altos teores de matéria orgânica e condições de redução.No Brasil há o predomínio de três tipos de solos, os latossolos, argissolos e neossolos, que juntos abrangem cerca de 70% do território nacional, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) – IBGE.
A cor do solo é uma importante propriedade morfológica do solo sendo facilmente determinada no campo. A cor do solo reflete, na maioria dos solos tropicais, basicamente, a composição de cores de minerais de ferro e o conteúdo de matéria orgânica presente no solo.
No solo ocorrem a ciclagem e o armazenamento de nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. O solo também é um imenso reservatório de água, sendo fundamental no processo de abastecimento do lençol freático e de aquíferos.
branco
E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a "verdadeira" cor do Sol. Legenda da foto, Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.
O que é solo amarelo
Os solos que apresentam coloração amarela, por sua vez, indicam a ausência de hematita, e a maior ocorrência de ferro oxidado hidratado. Os teores de Fe3 são reduzidos em função da pobreza de Fe na rocha original; altos teores de matéria orgânica e condições de redução.O Ferro oxidado é um agente pigmentante muito forte, principalmente quando em sua forma desidratada (hematita). Este é o grande responsável pela coloração vermelha nos solos.A cor do solo é função, principalmente, da presença de óxidos de ferro e matéria orgânica e outros, como o conteúdo de umidade e a distribuição do tamanho de partículas (Fernandez & Schulze, 1992).