O que é 360 no surf? Verifique isto – Qual é a manobra mais difícil do surf
1 – Cutback
Manobra clássica do surf, do tempo em que as pranchas eram muito mais pesadas do que hoje, precisa ser fluida e ampla. O movimento é sempre em direção à espuma da onda, muito utilizada para se reposicionar e retornar ao pocket da onda.As manobras mais radicais do surfe são: tubo (no qual o surfista fica envolto pela onda, “dentro” dela) e aéreo (o atleta usa a onda como rampa, alçando vôo e “pousando” novamente sob a água. Há ainda outras mais comuns e não tão radicais, como: 360°, cut-back, rasgada, cavada, batida e floater.
O floater consiste em, como diz o nome, flutuar por um certo tempo na espuma alta da onda. Essa manobra é usada quando a onda tem uma seção quebrando na frente do surfista e assim ele pode ultrapassar esse ponto para chegar à parte aberta da parede.
Uma dica para se ”dropar”bem na onda, é ter uma boa explosão na remada – ou seja, pra dropar bem deve-se remar forte também. Se você tem uma boa remada acabará entrando um pouco antes na onda, dando um tempo maior para subir na prancha. A leitura de onda também é um fator super importante.
O que é um cutback
O cutback é essencialmente uma manobra usada pelos surfistas para se re-posicionar na parte de maior energia da onda. Tanto essa manobra quanto o re-entry podem ser feitos em frontside ou backside, e a técnica básica não muda de um caso para outro.São as “barbatanas” que ficam na parte de baixo da prancha. É o fluxo de água que passa por ela junto com o trabalho nas bordas que dá a possibilidade de curvas e todo o surf em si.Existem algumas variações da modalidade baseadas no tamanho das pranchas, como shortboard, longboard, bodyboard, handsurf, bodysurf, skimboard e kneeboard. O kite surf e windsurf, dependem exclusivamente da força do vento.
No surf, “Fazer o Take off” significa ficar em pé sobre uma prancha de surf, é a manobra que lhe permitirá descobrir a sensação de deslizamento. É a base do surf, a chave para pegar as primeiras ondas.
O que é Carve no surf
Manobras que colocam a rebeta em direção a praia mostram a força do surf do 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater.Pegar sua primeira onda é um momento emocionante no surf, mas para isso você deverá saber como remar em cima da prancha, pois sair remando de qualquer jeito não vai ajudar em nada. O correto é remar com ritmo, sincronização, com o corpo firme e centralizado na prancha, no ponto de equilíbrio.Para que serve O drop-set é indicado para o aumento de massa muscular e de resistência. Como o treino demanda o máximo do músculo, faz com que ele trabalhe mais. Dessa forma, ele aumenta com mais rapidez.
1:36Clipe sugerido · 37 segundosCut back | Surf – YouTube
15 regras básicas para praticar Surf
- Espera pela tua vez.
- Se perdes a onda, espera pela tua vez.
- O surfista que está mais dentro tem prioridade.
- Não apanhes a onda de outro surfista.
- Não ultrapassar.
- Partilha as ondas que rompem dos 2 lados.
- Não apanhes todas as ondas.
- Situa-te fora do alcance dos outros surfistas.
Pegada pronada, supinada e neutra: entenda a diferença e como usá-las no treino.
O que é uma prancha fish
Geralmente é uma prancha pequena, larga e com borda box, o que resulta em um equipamento solto e com boa flutuação. Sua rabeta swallow acentuada e leve rocker, garantem uma prancha rápida, enquanto seu bico arredondado (não tanto quanto uma fish clássica) imprime ótima remada.As pranchas híbridas são pranchas geralmente tem o mesmo comprimento das shortboards, mas elas são mais largas e planas. Esses modelos têm bicos pontudos ou redondos, fish ou egg em inglês. São ótimas escolhas para quem quer surfar ondas menores e mais cheias, mas não quer abrir mão das manobras rápidas.Line Up – Alinhamento dos surfistas no outside (linha de formação das ondas). Localismo – Espécie de rincha entre os surfistas, responsável por muitas brigas e confusões dentro da água, nas disputas pelas ondas.